Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Professor do IFPI acusado de importunação sexual alega que não sabia idade da vítima

Tancredo Augusto Carvalho Fontineles é acusado por importunar sexualmente uma adolescente de 16 anos.

As advogadas Eulália Queiroz e Yasmim Carvalho, que atuam na defesa do professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Tancredo Augusto Carvalho Fontineles, se manifestaram nesta quinta-feira (23) sobre a acusação de importunação sexual que contra o docente. Em publicação nas redes sociais, a defesa de Tancredo Augusto aponta que ele não sabia que a vítima, abordada por ele em uma loja de conveniência, era menor de idade.

Vídeos de câmeras de segurança mostraram o momento em que a adolescente está no estabelecimento e é surpreendida com a aproximação de Tancredo. O professor chega a pedir ajuda para a menina e quando ela insinua que vai sair do local, o docente entrega seu aparelho celular e pede o Instagram da adolescente. Assim que identifica o perfil na rede social, devolve o telefone para Tancredo, que em seguida coloca a mão na cintura da vítima, beija a sua mão e tenta beijá-la na boca, mas teve a tentativa frustrada ao ser empurrado.

A post shared by Portal GP1 Oficial (@portalgp1oficial)

Conforme a defesa do docente, o caso em questão não se trata de importunação sexual, além de não possuir nenhum agravante que traga a conotação de algo semelhante, visto o “denodo e respeito que o acusado sempre declinou ao gênero feminino”. Além disso, menciona que a veiculação do crime fomenta “o cancelamento de reputações construídas com muito decoro ao longo do tempo”.

“É importante destacar que não ocorreu nenhuma espécie de importunação sexual, tendo a tentativa de aproximação cessado tão logo observados os primeiros sinais de negativa. Não houve violência e nem constrangimento, especialmente pelo denodo e respeito que o acusado sempre declinou ao gênero feminino. As notícias falaciosas e sensacionalistas a esse respeito prestam um desserviço a todas as partes envolvidas, notadamente por criarem fatos inexistentes e por fomentarem o cancelamento de reputações construídas com muito decoro ao longo do tempo”, apontou a defesa de Tancredo Augusto de Carvalho Fontineles.

Foto: GP1Professor do IFPI, Tancredo Augusto de Carvalho Fontineles, preso acusado de importunação sexual
Professor do IFPI, Tancredo Augusto de Carvalho Fontineles, preso acusado de importunação sexual

Ainda na publicação, as advogadas também esclarecem que o acusado se encontra à disposição para todas as providências legais. “Necessário frisar que o professor está totalmente à disposição das autoridades para elucidar os fatos, ao tempo em que lamenta e encarece sinceras desculpas à vítima e a seus familiares. Somente após a repercussão que o caso tomou, é que chegou ao seu conhecimento de que se tratava de uma menor de 18 anos”, continuou a nota das advogadas.

Solto na audiência de custódia

Nessa terça-feira (21), a juíza Luciana Rocha Damasceno Cavalcante, da Central de Audiência de Custódia, concedeu liberdade ao professor do IFPI, Tancredo Augusto de Carvalho Fontineles, após pagamento de fiança no valor de cinco salários mínimo, ou seja, R$ 6 mil, além de aplicação de medidas cautelares.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.