Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Juiz João Bittencourt condena bandido que matou idoso em assalto a 20 anos de prisão

O crime aconteceu em junho deste ano e o julgamento ocorreu no dia 18 de outubro na 3ª Vara Criminal.

O juiz João Antônio Bittencourt Braga Neto, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, condenou Manoel Ferreira Lima Neto a 20 anos de prisão pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte) contra o idoso Vagner Alves de Aguiar, 74 anos, ocorrido no dia 5 de junho deste ano, no bairro Matinha, zona norte de Teresina. A sentença foi dada no dia 18 de outubro.

De acordo com a denúncia, por volta das 11h30, no dia 05 de junho de 2023, Vagner Alves de Aguiar encontrava-se conversando com uma pessoa no calçamento que dá acesso a uma residência localizada na Rua Amazonas, quando Manoel Ferreira passa caminhando. Posteriormente, ele volta e com uma arma de fogo, anuncia o assalto exigindo a entrega do veículo que estava estacionado nas proximidades, de propriedade de Vagner.

Foto: Divulgação/Polícia CivilManoel Ferreira Lima Neto
Manoel Ferreira Lima Neto

Diante da situação, a pessoa que estava com Vagner Aguiar conseguiu entrar em casa escapando do assalto. Já Vagner se recusou a entregar a chave do carro ao bandido, arremessando-a em direção à via. Com isso, a vítima teve tempo hábil para se armar com um punhal, enquanto o bandido tentava colocar a chave na ignição.

“Assim, sob a égide do instituto da legítima defesa, a vítima parte ao encontro do criminoso onde passam a travar uma luta corporal, aquela com o fito de defender o seu patrimônio e este com o objetivo de garantir a consecução do crime ora em andamento. Dessa forma, durante os desdobramentos dos fatos, ao tempo que a vítima consegue atingi-lo com o punhal na região da mão, o malfeitor engatilha arma de fogo que trazia consigo e dispara um projétil contra aquele, que, por seu turno, após ser atingido na região do tórax, cai ao chão da via pública, sem esboçar qualquer reação”, diz trecho da denúncia.

Manoel Ferreira então foi condenado a 20 anos de reclusão, em regime fechado, e ao pagamento de 10 dias-multa, à razão de 1/30 do salário-mínimo vigente à época dos fatos. Foi negado ainda ao réu o direito de recorrer da pena em liberdade.

Foto: DivulgaçãoVagner Alves de Aguiar
Vagner Alves de Aguiar

Câmera flagrou o crime

Uma câmera de monitoramento eletrônico flagrou o momento do crime. Na imagem é possível ver que o idoso estava na porta de uma residência, quando foi abordado pelo criminoso. Vagner Alves reagiu à abordagem e em vários momentos tentou se desvencilhar do assaltante, que conseguiu entrar no carro da vítima para roubar o veículo.

Nesse momento, o senhor Vagner Alves se dirige novamente ao criminoso e dá alguns socos no acusado, que revida com um disparo de arma de fogo. A vítima cai imediatamente e morre instantes depois. O suspeito, por sua vez, foge a pé, sem levar nada.

O bandido ainda tentou roubar outro carro, logo em seguida, mas acabou conseguindo roubar a motocicleta de um mototaxista, que foi recuperada na zona norte de Teresina ainda na segunda-feira.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.