Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Juiz põe acusado de matar estudante da UFPI Janaína Bezerra no banco dos réus

Denúncia foi recebida pelo juiz Antônio Reis de Jesus Nolleto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri.

O juiz Antônio Reis de Jesus Nolleto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri, aceitou denúncia do Ministério Público do Piauí contra Thiago Mayson da Silva Barbosa, indiciado pela Polícia Civil pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e estupro, fraude processual e vilipêndio de cadáver contra a estudante de Jornalismo Janaína Bezerra, que foi brutalmente estuprada e morta dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A denúncia foi recebida no último dia 24 de fevereiro.

Com o recebimento da denúncia formulada pelo promotor João Mendes Benigno Filho, da 13ª Promotoria de Justiça de Teresina, Thiago Mayson, se torna réu na Justiça e vai passar por audiência de instrução e julgamento, podendo ser submetido a Júri Popular e condenado.

Foto: Reprodução/FacebookThiago Mayson da Silva Barbosa
Thiago Mayson da Silva Barbosa

O promotor denunciou o acusado pelos crimes de homicídio qualificado, com as qualificadoras de emprego de meio cruel e feminicídio, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. Caso seja considerado culpado, a soma das penas máximas pelos quatro crimes pode chegar a 50 anos.

Causa da morte da vítima

A delegada Nathália Figueiredo, titular do inquérito que investigou o crime, explicou que a causa da morte de Janaína foi “asfixia ocasionada pela luxação da região cervical, havendo compressão da medula”. A morte da jovem foi ocasionada pela violência do estupro.

“Não [foi enforcada], na posição que ele praticou a violência sexual, através da dinâmica, foi constatado que era possível sim [a morte], através da posição utilizada na violência sexual e também devido à própria violência empreendida”, detalhou a delegada.

Foto: Arquivo pessoalJanaína Bezerra
Janaína Bezerra

Entenda o caso

A estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 21 anos, foi encontrada morta na manhã do dia 28 de janeiro, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), zona leste de Teresina, após uma calourada. O suspeito do crime, Thiago Mayson da Silva Barbosa, é aluno do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Matemática da UFPI. Ele está preso.

Segundo testemunhas, a estudante havia participado de uma calourada na sede do Diretório Central dos Estudantes – DCE da UFPI, na noite do dia 27, tendo sido encontrada por seguranças da universidade nos braços do suspeito, com sinais de agressão, na manhã do dia seguinte (28).

Laudo constatou o estupro

Segundo o delegado Barêtta, diretor do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o laudo de necrópsia apontou que Janaína foi estuprada e teve o pescoço quebrado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.