Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Moradores usam outdoor para pedir segurança no bairro Ilhotas

A ideia partiu de um grupo no WhatsApp, formado por 200 moradores, cansados da insegurança na região.

Cansados da sensação de insegurança que paira sobre Teresina, os moradores do bairro Ilhotas, localizado na zona sul da Capital, resolveram estampar a insatisfação com os constantes furtos e roubos na região, dando publicidade à frase “Bairro Ilhotas pede socorro. Segurança já!!!” exposta em um outdoor na Avenida Higino Cunha, zona sul da Capital.

O GP1 conversou com um dos idealizadores do protesto, o morador e advogado Jorge Melo, que explicou como os moradores do Ilhotas se organizaram em um grupo no WhatsApp, a fim de evidenciar como estão lidando com a sensação de insegurança vivenciada, diariamente, no bairro.

Foto: Alef Leão/GP1Outdoor localizado na Avenida Higino Cunha, no bairro Ilhotas
Outdoor localizado na Avenida Higino Cunha, no bairro Ilhotas

“Nós temos um grupo de WhatsApp feito para compartilhar experiências e, infelizmente, experiências negativas, como é a questão da segurança pública. Então a gente se reuniu para ver uma saída, porque já havíamos feito algumas solicitações administrativas, pedindo uma participação maior na parte ostensiva da Polícia Militar no bairro Ilhotas, mas nada foi resolvido. Então, tivemos a ideia de fazer uma vaquinha e dar uma publicidade maior, com maior transparência. Eu, particularmente, já moro há mais de 25 anos no bairro Ilhotas. Então a gente tem aquele convívio social diário e conhece bem como são as coisas no bairro”, pontuou Jorge Melo.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Jorge Melo, morador do bairro Ilhotas
Jorge Melo, morador do bairro Ilhotas

O morador pontuou que em função da pouca efetividade no policiamento do local, a Polícia Militar se manifestava, afirmando que reforçaria o policiamento ostensivo. No entanto, nem mesmo a proximidade do bairro com a antiga sede da Secretaria de Segurança não era, por si só, motivo suficiente para tornar a região segura. “As respostas sempre se repetem. Que vai se deslocar uma equipe ostensiva com mais frequência no bairro, porém, a gente sabe que essas voltas na cidade, no bairro, não trazem aquela sensação de segurança, até porque o bairro Ilhotas fica localizado próximo a antiga sede da Secretaria de Segurança Pública”, completou.

O advogado lembrou de situações de maior repercussão no bairro Ilhotas, como ataques de criminosos na Rua Rio Grande do Sul, nas proximidades do viaduto da linha férrea. “Nós ficamos vulneráveis nessas situações. Se vocês observar bem nós temos dois viadutos. Aqueles viadutos nos dão uma sensação de terror. Quando a gente passa ali pouco depois de 18h ninguém tem sossego”, concluiu.

O que diz a Polícia Militar do Piauí

A Polícia Militar do Piauí informou, por meio de nota encaminhada através da sua assessoria de comunicação, que está intensificando os trabalhos de policiamento ostensivo na região.

Confira a nota na íntegra

A Polícia Militar do Piauí informa que o DGO (Departamento Geral de Operações) reuniu nessa semana os comandantes de batalhões e frisou a intensificação do policiamento ostensivo, com destaque para essas regiões que há reclamações. Reforçamos que o Batalhão responsável pela área citada enviará equipes para reforçar a ostensividade com o objetivo de coibir práticas criminosas no local em destaque.

Informa ainda que, além do telefone 190, podem acionar a Polícia Militar por meio do número dos telefones celulares embarcados, que podem ser verificados no site da PMPI.

Teresina, 15 de março de 2023.

José Avelá Pereira Costa - Cel PM - Diretor de Comunicação Social da PMPI

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.