Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Inteligência Artificial ilustra como será a Teresina do futuro

Entre as regiões da cidade pensadas e fotografadas estão o Vale do Gavião, UFPI e Centro da capital.

Carros flutuantes, robôs, e inúmeras tecnologias parecem ilustrar uma cidade do futuro ideal, mas a realidade pode tomar um rumo bastante diferente. O criador de conteúdo Dalson Carvalho, natural de Teresina, utilizou a Inteligência Artificial (IA) para prever como seria a Teresina do futuro, e o resultado é chocante.

Entre as regiões da cidade fotografadas por ele e pensadas pela IA estão o Vale do Gavião, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Centro da capital. As imagens se confundem em um cenário fantasmagórico e assombrado, com uma cidade apocalíptica.

Foto: Reprodução/Twitter Dalson CarvalhoTeresina do futuro pensada por Inteligência Artificial
Teresina do futuro pensada por Inteligência Artificial

Em entrevista ao GP1, o criador de conteúdo explicou de onde surgiu a ideia de visualizar o futuro da cidade onde mora utilizando a tecnologia. “Eu sempre olhei para Teresina com esse olhar de um local futurista, pós-apocalipse, especialmente inspirado pelo bairro onde moro, no Vale do Gavião. O cenário urbano de Teresina é muito hardcore, ou seja, muito difícil ou desafiador para se viver”.

“Isso inclui altos níveis de criminalidade, falta de infraestrutura adequada, pobreza generalizada e diversas condições adversas. Mas percebi que nem todo mundo via dessa forma. Então com o uso da Inteligência Artificial fiz o upload de algumas fotos que tirei da cidade e pedi para a IA imaginar como seria o futuro baseado naquelas imagens. O resultado traz essa reflexão em relação ao futuro, que já se assemelha muito com o nosso presente local”, descreveu Dalson Carvalho.

Foto: Reprodução/Twitter Dalson CarvalhoCentro de Teresina e Vale do Gavião por Inteligência Artificial
Centro de Teresina e Vale do Gavião por Inteligência Artificial

Nas redes sociais, um detalhe chamou atenção de alguns internautas. Em uma das imagens imaginadas pela IA é possível ver que um objeto se tornou constante mesmo em um futuro ainda imaginário, o objeto em questão são as farmácias, que marcam presença no cenário urbano teresinense. “Tem coisa que não vai mudar nunca”, escreveu um usuário do Instagram.

Como funciona a Inteligência Artificial

De forma simplificada, é um mecanismo inteligente que cria modelos de respostas baseada na orientação que lhe é dada, através do “Aprendizado de Máquina”. Dalson Carvalho, criador de conteúdo explica que ela é alimentada por um banco de dados e em seguida é treinada por humanos até que tenha a capacidade de pensar sozinha.

Foto: Reprodução/Twitter Dalson CarvalhoUFPI em Teresina do futuro imaginada por Inteligência Artificial
UFPI em Teresina do futuro imaginada por Inteligência Artificial

Ele também explica o processo da criação de imagens digitais que se assemelham com a realidade e suas diversas utilidades. “Com o tempo, a IA pode aprender a criar imagens realistas que são indistinguíveis das imagens reais, tornando-se uma ferramenta poderosa para gerar imagens sintéticas, em uma variedade de aplicações, como previsão de imagens, design, arte digital, jogos e até mesmo na área médica como reconstrução de tomografias e ressonâncias magnéticas”, explica o criador de conteúdo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.