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Teresina - Piauí

DNIT prevê entrega do rebaixamento da Avenida João XXIII em 2024

A informação foi dada ao GP1 pelo superintendente do DNIT no Piauí, José Ribamar Bastos.

Lucas Dias/GP1 1 / 14 Trabalhadores dão auxílio a operador da máquina de perfuração de solo Trabalhadores dão auxílio a operador da máquina de perfuração de solo
Lucas Dias/GP1 2 / 14 Duas faixas foram criadas na Avenida João XXIII no trecho em obra Duas faixas foram criadas na Avenida João XXIII no trecho em obra
Lucas Dias/GP1 3 / 14 Estruturas de ferro serão utilizadas na obra Estruturas de ferro serão utilizadas na obra
Lucas Dias/GP1 4 / 14 Blocos de concretos a serem usados na obra de rebaixamento da Avenida João XXIII Blocos de concretos a serem usados na obra de rebaixamento da Avenida João XXIII
Lucas Dias/GP1 5 / 14 Máquinas em operação na obra de rebaixamento da Avenida João XXIII Máquinas em operação na obra de rebaixamento da Avenida João XXIII
Lucas Dias/GP1 6 / 14 Estruturas reforçadas para sustentar as vias laterais da Avenida João XXIII Estruturas reforçadas para sustentar as vias laterais da Avenida João XXIII
Lucas Dias/GP1 7 / 14 Blocos de concreto para sustentar as vias laterais da Avenida João XXIII Blocos de concreto para sustentar as vias laterais da Avenida João XXIII
Lucas Dias/GP1 8 / 14 Trabalhador contente com o avanço da obra Trabalhador contente com o avanço da obra
Lucas Dias/GP1 9 / 14 Trabalhadores na obra de rebaixamento da Avenida João XXIII Trabalhadores na obra de rebaixamento da Avenida João XXIII
Lucas Dias/GP1 10 / 14 Maquinário em operação na obra de rebaixamento da Avenida João XXIII Maquinário em operação na obra de rebaixamento da Avenida João XXIII
Lucas Dias/GP1 11 / 14 Operador da máquina de perfuração de solo Operador da máquina de perfuração de solo
Lucas Dias/GP1 12 / 14 Máquinas trabalhando para conclusão da obra em 2024 Máquinas trabalhando para conclusão da obra em 2024
Lucas Dias/GP1 13 / 14 Máquina usada para perfuração do solo Máquina usada para perfuração do solo
Lucas Dias/GP1 14 / 14 Máquina escavadeira na obra de rebaixamento da Avenida João XXIII Máquina escavadeira na obra de rebaixamento da Avenida João XXIII

As obras de construção do viaduto no antigo balão da Ladeira do Uruguai, orçada em R$ 42 milhões, deverão ser concluídas em setembro de 2024. O prazo foi estabelecido pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) no estado do Piauí, Ribamar Bastos.

Em entrevista ao GP1, na manhã desta quarta-feira (29), Ribamar Bastos explicou que, por conta do período chuvoso, a empresa optou por avançar na construção das bases que vão dar sustentação às pistas laterais da Avenida João XXIII e quando as chuvas cessarem será dado início ao rebaixamento do trecho.

“Nós não estamos trabalhando com terraplenagem, pois para cada dia de chuva nós precisamos de 3 dias de sol para voltar a trabalhar. Então, como não estamos nesta fase, a obra está seguindo normalmente, fazendo as escavações e concretagem das estacas para segurar o muro, que vai conter as vias laterais [da Avenida João XXIII]. Além dessas estacas, nós estamos fazendo um bloco em cima delas e uma barreira de concreto, que vai separar quem vai entrar no rebaixamento de quem vai seguir pelas vias laterais da Avenida João XXIII. Terminada essa etapa, vamos começar a escavação da trincheira, ou melhor, o rebaixamento em si, com duas faixas de cada lado, com um canteiro central”, explicou o superintendente do DNIT.

Alargamento da João XXIII

Para diminuir o impacto da obra no local, o DNIT resolveu ampliar as laterais da Avenida João XXIII, criando duas faixas laterais, que permanecerão durante o andamento da construção do rebaixamento da via, como explicou o superintendente.

“O DNIT fez um planejamento e nós resolvemos alargar a Avenida João XXIII, previamente, para permitir que durante todo o decorrer da obra a gente mantenha duas faixas de tráfego liberadas. Por conta disso, o transtorno está sendo muito pouco, há lentidão de trânsito, mas isso é normal, há menos lentidão que antes da obra, que a gente está pretendendo terminar em setembro de 2024”, pontuou.

Dificuldades na execução dos serviços

O superintendente Ribamar Bastos afirmou ainda que uma das principais dificuldades no ponto central da obra são rochas consideradas grandes, que estão demandando o uso de equipamentos com maior força de impacto, para possibilitar a remoção e continuidade dos serviços. Mesmo assim, Ribamar Bastos frisou que os trabalhos estão seguindo o ritmo esperado no cronograma.

Viaduto do Mercado do Peixe

Com a execução da empresa TCE Engenharia LTDA, a previsão é que o viaduto do Mercado do Peixe seja entregue até o mês de julho deste ano. A obra esteve paralisada, sobretudo, no período da pandemia de Covid-19, mas nos últimos meses tem avançado.

Ainda segundo Ribamar Bastos, a tendência é que, após a entrega da obra, seja feita uma nova licitação para dar início à duplicação da BR 343, saindo da Ladeira do Uruguai até a Ponte do Tancredo Neves, na zona sudeste de Teresina.

"Isso faz parte do contorno rodoviário de Teresina. Nós temos um contrato com uma empresa do Paraná para fazer a duplicação da BR 343, desde a Ladeira do Uruguai até a ponte sobre o Rio Poti, no Tancredo Neves, mas estamos com muita dificuldade com esta empresa, que está fazendo o viaduto do Mercado do Peixe. A gente está prevendo que esse viaduto seja entregue em, no máximo, julho deste ano", finalizou Ribamar Bastos.

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