Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Juíza decreta preventiva de membros do PCC acusados de ataques a ônibus em Teresina

A decisão foi assinada nesta quinta (20) pela juíza Cassia Lage, da Central de Audiência de Custódia.

A juíza da Central de Audiência de Custódia de Teresina, Cassia Lage de Macedo, converteu em preventiva as prisões em flagrante de seis integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), acusados de envolvimento nos ataques a ônibus ocorridos na noite do último dia 17 de abril, na Vila Mocambinho e, também, no residencial Paulo de Tarso, zona norte de Teresina. São eles: Matheus de Sousa Santos, Victor Vieira Rocha, Eric Reyjan Pavão Reis, Rodrigo Gregório da Costa, João Pedro de Sampaio Alvarenga, João Pedro Alves.

Conforme decisão assinada nesta quinta-feira (20), a decretação de prisão preventiva atende ao pedido formulado pela autoridade policial, com parecer favorável do Ministério Público, tendo em vista que os autuados agiram em concurso, a mando da facção criminosa “PCC”, como uma forma de represália ao Estado, em razão da morte de dois integrantes daquela facção, os quais teriam sido mortos em uma troca de tiros com a Polícia Militar do Piauí, após uma tentativa de latrocínio de um coronel, supostamente praticado pelos indivíduos que vieram a óbito.

Foto: Divulgação/SSP-PIDo canto superior esquerdo ao inferior direito: Matheus de Sousa Santos, Victor Vieira Rocha, João Pedro Alves, Rodrigo Gregório da Costa, Erick Reyjan Pavão Reis e João Pedro de Sampaio Alvarenga
Do canto superior esquerdo ao inferior direito: Matheus de Sousa Santos, Victor Vieira Rocha, João Pedro Alves, Rodrigo Gregório da Costa, Erick Reyjan Pavão Reis e João Pedro de Sampaio Alvarenga

Nesse sentido, “denota alta periculosidade social dos autuados, que são, em tese, vinculados à organização criminosa, com divisão de tarefas, indicando Matheus de Sousa, com posição de destaque, conhecido como ‘geral’ do estado do Piauí e João Pedro como ‘disciplina’".

Dessa maneira, "em consonância com o parecer ministerial e representação da autoridade policial, converto a prisão em flagrante em prisão preventiva dos autuados Matheus de Sousa Santos, Victor Vieira Rocha, Eric Reyjan Pavão Reis, Rodrigo Gregório da Costa, João Pedro de Sampaio Alvarenga e João Pedro Alves, diante do justo receio de que, em liberdade, causem risco à ordem pública”, diz trecho da decisão da juíza Cassia Lage de Macedo.

Entenda o caso

Três ônibus e um micro-ônibus de uma empresa de turismo foram alvos de atentados criminosos e ficaram completamente destruídos no final da noite da última segunda-feira (17), por volta de 22h30, no bairro Nova Teresina. Os ataques fazem parte de mais um episódio da escalada da violência na Capital do Piauí.

Antes disso, ainda no início da noite de segunda, cinco criminosos fortemente armados atearam fogo em um ônibus do transporte coletivo urbano no bairro Mocambinho, zona norte da Capital, em represália à morte de dois homens em um confronto com a Polícia Militar do Piauí. Eles eram suspeitos de atirar no coronel da PM, Maurício de Lacerda, no bairro Primavera, durante a madrugada de segunda.

Já no dia seguinte, 18 de abril, Secretaria de Segurança Pública do Piauí, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou uma operação em combate aos ataques a ônibus. Durante a ação, seis pessoas foram presas por envolvimento direto nos ataques.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.