Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Mais de 100 famílias têm casas alagadas em 4 povoados de Teresina

Equipes da Defesa Civil estão atuando desde a segunda-feira (03) nos povoados na zona rural leste.

Cerca de 160 famílias dos povoados Santa Teresa, Cancela, São João e Lagoa de Dentro, localizados na zona rural leste de Teresina, tiveram suas residências invadidas pelas águas de uma lagoa que atravessa os quatro povoados, fazendo com que os moradores deixassem suas casas, às pressas, por conta do grande volume de água, que avançou rapidamente no último domingo (02).

Um vídeo registrado pelo líder comunitário Raimundo Fernandez mostrou como ficou a região do povoado Santa Teresa. Ao GP1, ele afirmou que as águas começaram a chegar até as residências na tarde do domingo e avançaram nessa segunda-feira (03), chegando a afetar o atendimento da Unidade Básica de Sáude (UBS) da comunidade.

A post shared by GP1 (@portalgp1oficial)

“No domingo à tarde a gente já começou a retirar algumas pessoas das casas. A gente imaginou que, pelo volume da água, iria invadir mais casas e quando foi na segunda pela manhã já estava tudo tomado pelas águas. Muitas famílias, a maioria nos povoados Santa Teresa e Cancela, tiveram que ir para residências de parentes, pessoas idosas, comerciantes que tiveram os estabelecimentos afetados também”, explicou Raimundo Fernandez.

Nessa segunda-feira, equipes da Defesa Civil foram até as localidades para realizar o cadastro de famílias que precisaram sair das residências, a fim de assisti-las pelo programa aluguel solidário. Os profissionais vão retornar às comunidades nesta terça-feira (04) para atualizar o número de famílias atingidas.

“As ações da Defesa Civil são preventivas e quando há necessidade a Defesa Civil é responsável por retirar essas famílias que estão em situação de emergência. Então, a Defesa Civil vem fazendo isso em Teresina. Ultimamente, nas fortes chuvas que atingiram quase 100 mm de acumulado, nós tivemos que retirar muitas famílias que ficaram ilhadas. Então esse é o nosso trabalho, vamos continuar retirando as famílias e fazendo o trabalho preventivo, que é a função principal da Defesa Civil”, explicou Marcos Rolf, gerente de operações da Defesa Civil Municipal.

Até o momento, segundo o líder comunitário, 41 famílias foram cadastradas nos programas de assistência da Prefeitura de Teresina, mas algumas famílias já estão retornando para as casas por medo dos imóveis serem invadidos por criminosos.

A previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é que as chuvas continuem intensas em todo o estado do Piauí.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.