Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Veja o funcionamento dos parques de Teresina durante a Semana Santa

As áreas de lazer sob responsabilidade da Semam na capital que estão em atividade atualmente são seis.

Em virtude do feriado da Páscoa, os parques da Prefeitura de Teresina, administrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), não funcionarão na sexta-feira (7). No restante do feriado prolongado, no entanto, o funcionamento será nos horários normais.

As áreas de lazer sob responsabilidade da Semam na capital que estão em atividade atualmente são seis: o Parque da Cidade, o Parque Encontro dos Rios (que se repete no texto) na zona Norte, o Parque da Macaúba, na zona Sul, o Parque das Crianças, na zona Leste e o Parque da Cidadania, na região central.

O sétimo deles — o Jardim Botânico, na zona Norte — segue fechado em fase de reformas. Um projeto apresentado pelo secretário Luis André, sob supervisão da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), está sob análise e deve contemplar este e os demais parques.

Foto: Divulgação/AscomParque das Crianças de Teresina
Parque das Crianças de Teresina

Opções de lazer

Para os teresinenses que não vão pegar a estrada no feriado da Semana Santa, os parques da Prefeitura são uma opção de diversão e relaxamento na quinta-feira, no sábado e domingo, quando estarão abertos. A atual temporada de chuvas os deixou ainda mais verdes e o clima mais agradável.

Na zona Leste, o Parque das Crianças é ideal para passeios com crianças menores, com seus brinquedos coloridos, a Horta das Crianças — projeto de plantio de hortaliças criado pelo Núcleo de Educação Ambiental da Semam — e uma lanchonete bem equipada na área do boulevard.

Teresina mais verde

Já o Parque da Cidade, com suas trilhas e vegetação florestal, agrada aos praticantes do ciclismo e das corridas. Tanto que no fim do mês, no dia 30, vai sediar a primeira edição do Cabra da Peste Race, desafio que já conta com mais de 100 inscritos e consistirá em uma prova com 4 quilômetros e cerca de 30 obstáculos.

Esporte e lazer também são a vocação do amplo e arborizado Matias Matos — conhecido também como Lagoa do Mocambinho pelos moradores mais antigos do bairro —, com sua pista de corrida circundando a lagoa e o campo de piso sintético sempre movimentado com jovens jogando futebol.

Um dos mais procurados pelos teresinenses — inclusive pela localização privilegiada —, o Parque da Cidadania, no cruzamento das Avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, tem um cardápio variado de atrações. Nas primeiras horas da manhã, é procurado por quem gosta de começar o dia com uma caminhada ou por famílias e amigos que se reúnem em piqueniques. À tarde, o pessoal dos esportes se divide entre corridas, partidas e treinos nas quadras. Há a turma do skate; ao lado, os treinos dos times de rúgbi.

Os gramados e sombras das árvores são um convite ao descanso ou viram um cenário diferente para fotos ou a leitura de um livro. “É Teresina reafirmando sua vocação como capital dos muitos parques que, somado ao projeto da Prefeitura, de plantio de árvores em diversas avenidas, prova porque é também chamada de Cidade Verde”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Luis André.

Confira os horários de funcionamento dos Parques da Semam durante a Páscoa:

Parque Ambiental Encontro dos Rios
Rua Desembarque Flávio Furtado, Olarias
Quinta (6), sábado (8) e domingo (9): 9h às 16h
Sexta (8): fechado

Parque Ambiental Estação Cidadania
Entrada 1: Avenida Frei Serafim, 110
Entrada 2: Rua Paraíso, 600 (estacionamento)
Quinta (6): 5h30 às 10h; 16h30 às 21h30
Sexta (7): fechado
Sábado (8) e domingo (9): 5h30 às 22h30

Parque Ambiental Matias Augusto de Oliveira Matos
Rua Santa Clara, 1318-1762, Mocambinho
Quinta (6): 5h30 às 22h; 16h às 21h30
Sexta (7): fechado
Sábado (8) e domingo (9): 5h30 às 11h; 16h às 21h30

Parque das Crianças
Avenida Raul Lopes, 102, Ininga
Quinta (6), sábado (8) e domingo (9): 6h às 21h
Sexta (7): fechado

Área de Proteção Ambiental Prefeito João Mendes Olímpio – Parque da Cidade
Avenida Duque de Caxias, 3520
Primavera
Quinta (6), sábado (8) e domingo (9): 5h30 às 21h
Sexta (7): fechado

Parque Ambiental da Macaúba
Rua Vinte e Um de Abril, 1651-1699, Macaúba
Quinta (6): 5h30 às 22h; 16h às 21h30
Sexta (7): fechado
Sábado (8) e domingo (9): 5h30 às 11h; 16h às 21h30

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.