Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Marco Maia discute reativação de convênio com a Prefeitura de Teresina

Durante a reunião, foram abordados aspectos relacionados a importância da produção orgânica no Estado.

O superintendente Federal do Ministério da Agricultura e Pecuária no Piauí, Marco Aurélio Maia, esteve reunido, nessa segunda-feira (29), com representantes da Prefeitura de Teresina a fim de debater a reestruturação da Comissão Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica (CMAPO) e reativar o convênio entre os órgãos que havia expirado.

Em conversa com nossa reportagem, Maia adiantou que o encontro contou com as presenças de Paulo Roberto da Iluminação, Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP), Coronel Edivaldo Marques (SAAD Rural) e da chefe do núcleo de Suporte a Produção Orgânica (NUSORG/PI), Adriana Chagas Barreto.

Foto: Divulgação/AscomSuperintendente Federal do Ministério da Agricultura e Pecuária no Piauí, Marcos Maia, em reunião
Superintendente Federal do Ministério da Agricultura e Pecuária no Piauí, Marcos Maia, em reunião

Durante a reunião, foram abordados aspectos relacionados a importância da produção orgânica no Estado e o histórico do trabalho realizado pela CMAPO. Ao GP1, o superintendente explicou que foram fomentadas estratégias de retomada das atividades da CMAPO e repactuação do Termo de Cooperação Técnica entre SEMP e a SFA-PI.

“Quando fui indicado pelo deputado Marcos Aurélio comecei a pesquisar de que forma a gente poderia atuar, não apenas para fazer o trivial, que é a parte de fiscalização, mas tentar viabilizar a parte de fomento e ajudar as comunidades carentes. Me informaram que existia um convênio com a Prefeitura de Teresina, onde se criou o Conselho Municipal de Apoio a Produção de Orgânicos. Isso foi um negócio muito bem feito, através de uma auditora do ministério. Com a coordenação da Adriana, eu soube que esse convênio estava expirado e não tinha sido renovado”, explicou Marco Maia.

“Então falei com pessoal do Ministério e tratei com secretário de Finanças, Admilson Brasil, sobre a situação. Mobilizamos e culminou nessa reunião com Paulo Roberto da Iluminação, com superintendente da SAAD Rural, Edvaldo Marques, juntamente com a Adriana. Pedi que ela apresentasse como funcionava esse conselho, inclusive, com fotografias das comunidades beneficiadas. É um projeto que atende não apenas a parte do fomento à agricultura, mas a questão social também dessas comunidades”, esclareceu Maia.

Alfabetização

Ainda de acordo com o superintendente Federal do Ministério da Agricultura e Pecuária, o projeto é tão abrangente que conseguiu mobilizar alguns envolvidos para entrar em um processo de alfabetização de adultos.

“Até alfabetização de adultos, a Adriana encabeçou e conseguiu fazer com que eles tivessem interesse de se alfabetizar. Então, existia essa parceria, esse conselho que cuidava disso e chegou a implementar algumas feiras, uma na UFPI e outra parece que em uma praça de Teresina. Feiras para que as comunidades pudessem comercializar os seus produtos que não eram orgânicos ainda porque estavam em uma fase de transição. Existe todo um protocolo técnico para se fazer essa transição da forma normal de se produzir como a orgânica que é uma forma livre de agrotóxicos. Existe o selo que eles estavam nessa frase de transição para conseguir essa certificação de produtor orgânico. Isso agrega valor”, afirmou o superintendente.

Prefeitura à disposição

Conforme Marco Aurélio Maia, a Prefeitura de Teresina se colocou à disposição para reativar o processo em breve. “A gente teve essa preocupação de chamar os órgãos da prefeitura para ver se a gente consegue retomar esse projeto com a instituição novamente do conselho. Deixei as portas abertas, a superintendência, para a gente possa estar dentro do possível, dando apoio a essas associações. A prefeitura, independentemente de partido político. Essa mesma parceria a gente pode buscar com outros municípios, mas como já existia com Teresina, começamos provocando essa reunião para reativar. A gente está tendo o apoio da prefeitura”, finalizou Marco Maia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.