Fechar
GP1

Curimatá - Piauí

Prefeito Valdecir Júnior defende reativação da Comarca de Curimatá

"A Comarca é considerada imprescindível para garantir a efetividade do sistema judicial", disse o gestor.

No mês de março do ano passado, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, em conjunto com membros do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), realizaram uma reunião de grande relevância com o presidente do TJ-PI, o desembargador José Ribamar Oliveira. O encontro teve como objetivo discutir a possibilidade de reativação da Comarca de Curimatá e enfatizar a importância dessa medida para o desenvolvimento econômico da região.

A comitiva, composta pelo presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, e pelo presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, Thiago Brandim, ressaltou a necessidade de fortalecer a estrutura judiciária local, visando garantir o acesso à justiça e promover a segurança jurídica para os cidadãos de Curimatá.

Recentemente, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí apresentou o projeto "Justo Acesso", que prevê a instalação de serviços judiciais no antigo prédio do Fórum do município. Embora seja uma iniciativa positiva, o prefeito de Curimatá, Valdecir Júnior, destaca que a luta da comunidade é pela reativação efetiva da Comarca, e não apenas por serviços paliativos, já que muitos desses serviços já estão disponíveis na cidade.

Foto: Divulgação/AscomPrefeito Valdecir Júnior defende reativação da Comarca de Curimatá
Prefeito Valdecir Júnior defende reativação da Comarca de Curimatá

A agregação da Comarca de Curimatá à Comarca de Avelino Lopes resultou na ausência de um juiz residente na cidade, o que gerou uma forte sensação de impunidade e distanciamento do Poder Judiciário e da lei por parte da população local. A falta de uma estrutura judiciária própria prejudica o acesso à justiça e compromete a segurança jurídica dos cidadãos curimataenses.

"Diante desse cenário, a desagregação da Comarca de Curimatá é considerada imprescindível para garantir a efetividade do sistema judicial na região. Além de promover um acesso mais amplo à justiça, a reativação da Comarca também contribuirá para o desenvolvimento social e econômico do município, atraindo investimentos e fortalecendo o ambiente de negócios local", declarou o prefeito de Curimatá.

A luta pela reativação da Comarca de Curimatá continua ganhando força, com o engajamento de autoridades e da população em busca de uma estrutura judiciária adequada para a região. Espera-se que, com o apoio das instituições competentes e a conscientização sobre a importância desse pleito, a Comarca de Curimatá seja reinstaurada em breve, fortalecendo os pilares da justiça e do desenvolvimento em benefício de todos os curimataenses.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.