Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Conheça a história e o legado do presidente do Sambão Manoel Messias

O carnavalesco morreu aos 74 anos, na tarde desta terça-feira (11) em um hospital particular de Teresina.

O samba está de luto no Piauí! Faleceu na tarde desta terça-feira (11) o presidente da Escola de Samba Sambão, o irreverente Manoel Messias do Espírito Santo, aos 74 anos, vítima de câncer. O sambista deixa um legado inabalável no cenário carnavalesco do estado, com composições e desfiles de tirar o fôlego, que abrilhantaram uma geração do Carnaval teresinense.

Graduado em música pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Manoel Messias do Espírito Santo é homenageado por toda a comunidade carnavalesca do Piauí, por suas contribuições artísticas e culturais oriundas do amor ao samba.

A Escola de Samba Sambão foi criada a partir de um movimento liderado por jovens da conhecida Baixa da Égua, localizada no Centro da capital. Foi a partir desse momento que surgiu o compromisso de proporcionar uma experiência carnavalesca à altura dos grandes carnavais do Brasil. Sob a presidência de Manoel Messias, a Escola organizou desfiles e eventos que deixaram uma marca na história do Carnaval no Piauí.

Entre as diversas composições eternizadas pelo sambista, destacam-se uma homenagem ao jornalista Carlos Said, ao escritor Júlio Romão, além de figuras históricas como Esperança Garcia e Zumbi dos Palmares, que foram temas de enredos contra o racismo.

Foto: Arquivo PessoalManoel Messias em desfile da Escola de Samba Sambão
Manoel Messias em desfile da Escola de Samba Sambão

Manoel Messias do Espírito Santo lutava contra um câncer de fígado desde abril deste ano, e mesmo após passar por procedimentos cirúrgicos e clínicos acabou não resistindo à doença.

O sambista deixa a esposa, 3 filhos, 5 netos e uma legião de sambistas e carnavalescos que sentirão saudades.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.