Fechar
GP1

Ilha Grande - Piauí

Polícia deflagra operação e apreende adolescente por apologia ao nazismo no Piauí

Ao todo, estão sendo cumpridos 5 mandados de busca e apreensão e 2 de internação.

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta sexta-feira (21), a “Operação Pessinus” e apreendeu um adolescente de 13 anos por apologia ao nazismo, no município de Ilha Grande. As investigações fazem parte de uma ação conjunta entre o Ministério da Justiça, Polícia Civil do Estado do Piauí e o CyberGaeco do Ministério Público de Santa Catarina.

Além do Piauí, estão sendo cumpridos 5 mandados de busca e apreensão e 2 de internação nas cidades de Biguaçu/SC; Lucas do Rio Verde/MT e Macaé/RJ.

As investigações fazem parte de uma ação conjunta entre o Ministério da Justiça, Polícia Civil do Estado do Piauí (Diretoria de Inteligência) e Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do Ministério Público de Santa Catarina e tem como objetivo combater crimes de constrangimento ilegal, ameaça, violência psicológica contra a mulher, estupro de vulnerável, apologia de crime ou criminoso, bem como incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, todos praticados no âmbito da internet.

Foto: Divulgação/SSP-PIAdolescente apreendido durante operação em Ilha Grande-PI
Adolescente apreendido durante operação em Ilha Grande-PI

O Gaeco de Santa Catarina localizou perfis em redes sociais que demonstravam a intenção de cometimento de atos graves de violência contra pessoas, incluindo estupros e mutilações, massacres em estabelecimentos de ensino e culto e enaltecimento a símbolos ligados ao nazismo.

Dentre os perfis identificados pelos trabalhos policiais, um chamou bastante atenção. Tratava-se de uma adolescente que, aparentemente, tinha a intenção de incendiar uma escola. No entanto, os trabalhos da polícia revelaram que, na verdade, a adolescente estava sendo vítima de extorsão sexual, encontrando-se numa realidade de submissão decorrente disto.

Foto: Divulgação/SSP-PIMaterial apreendido na residência do adolescente
Material apreendido na residência do adolescente

Um dos adolescentes investigados no estado do Piauí possuía perfis de culto a símbolos nazistas, incluindo imagens de automutilação e a cruz suástica. Além de idolatrar e propagar imagens de assassinos de massacres escolares, praticava por meio desses perfis apologia e incitação a crimes contra a vida, bem como pela divulgava link de acesso a um grupo de mensageria, onde conteúdos proibidos de tortura, pedofilia, crueldade contra animais e pessoas são compartilhados, promovendo comportamentos perturbadores e ilegais.

Foto: Divulgação/SSP-PIEquipe do delegado Matheus Zanatta em diligências na Operação Pessinus
Equipe do delegado Matheus Zanatta em diligências na Operação Pessinus

Este adolescente piauiense, 13 anos, ameaçava sequestrar, estuprar e matar uma das vítimas e realizava diversas violências sexuais por meios virtuais. Ele também exigia que sua ex-namorada realizasse automutilação em frente às câmeras. Durante a ação foram apreendidos em sua residência computador, celular e outros objetos.

De acordo com o diretor de Inteligência da SSP/PI, delegado Anchieta Nery, com base nas informações recebidas, a Polícia do Piauí instaurou inquérito e representou judicialmente por mandados de busca e apreensão, bem como internação provisória dos adolescentes infratores.

“As polícias judiciárias do Brasil estão preparadas para enfrentar os desafios virtuais! Hoje a quantidade de crimes cometidos em meio cibernético já é maior que o número de crimes cometidos fisicamente. Os pais e sociedade têm papel fundamental nesse contexto, devendo proteger as crianças e adolescentes por meio da orientação e acompanhamento. Abusos não serão tolerados em nenhum meio”, explicou o delegado.

Operação Pessinus: o nome faz alusão a cidade que serviu de sepultamento ao semideus Átis, da mitologia grega. De acordo com a mitologia, Átis acabou enlouquecendo e se automutilando como forma de expiação ou como parte de rituais religiosos. Ele foi morto e seu túmulo está na cidade de Pessinus, simbolizando, dessa forma, o fim da automutilação e reforçando o objetivo da operação em garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.