Fechar
GP1

Picos - Piauí

Filho é indiciado por maus-tratos contra a mãe de 90 anos em Picos; veja vídeo

Ao GP1, o filho da vítima afirmou que vai provar que não fez nada do que consta no inquérito.

A Polícia Civil do Piauí indiciou o vigilante Ricardo Barbosa dos Santos por maus-tratos contra a mãe adotiva Leonizia de Jesus Santos, de 90 anos. O inquérito foi concluído no dia 5 de julho deste ano.

Durante a investigação a equipe da Delegacia Regional de Picos concluiu que a casa da idosa, que fica localizada na zona rural de Picos, está em um lugar bem isolado, com péssimas condições de conservação e higiene. Também foi constatado que Leonizia de Jesus está frágil e é perceptível que não possui mais condições de cuidar de si e da casa.

Ricardo Barbosa foi indiciado pelo delegado José Eulálio Martins Melo por expor a perigo a integridade e a saúde – física ou psíquica – da pessoa idosa, submetendo-a a condições desumanas ou degradantes ou privando-a de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado. Ele também foi indiciado pelo crime de desvio ou apropriação de bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento da pessoa idosa, dando-lhes aplicação diversa de sua finalidade.

Visitas da equipe do CREAS

Conforme as investigações, equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) fizeram duas visitas à casa da idosa, mas nada mudou até então, uma vez que Leonizia continua tomando banho na parte exterior da casa, em um local de difícil acesso para ela. Segundo a polícia, o outro banheiro da residência fica dentro do quarto do filho e ele deixa trancado, não deixando a própria mãe usar.

Sobre o filho, o relatório do CREAS apontou que é perceptível que ele possui algum tipo de distúrbio mental, pois durante as visitas ele tem dificultado o acesso até a idosa, impedindo os profissionais de adentrarem sua residência, chegando a ameaçá-los.

Sobrinho encontrou idosa caída no chão

Um vídeo gravado pelo sobrinho da idosa, José Raimundo, obtido com exclusividade pelo GP1, mostra a senhora caída no chão, na área externa casa. Segundo relatos, naquela ocasião ela passou o dia todo no local, sem beber e sem comer.

Segundo José Raimundo, o vídeo foi gravado no dia 29 de junho deste ano, por volta das 17h30, quando ele viu Leonizia no meio do quintal com ferimentos profundos e infestados com moscas e formigas nas pernas e nádegas. Ele acrescentou que sua tia estava morrendo de sede e bastante desorientada, não sabendo dizer há quanto tempo estava naquela situação, mas que sabia que Ricardo estava trabalhando.

À polícia, José Raimundo disse que a idosa, apesar da renda recebida, vive em condições de pobreza extrema. O sobrinho relatou que “na casa não tem nada, nem copo, nem prato, nem colher. A geladeira é vazia o tempo todo” e que a questão da higiene também é deplorável, e na residência não tem sequer vassouras, rodo ou mesmo produto de limpeza, sendo ambiente em que ela vive bastante inóspito e com cheiro insuportável.

Interrogatório de Ricardo Barbosa

Durante seu interrogatório, Ricardo Barbosa relatou que é filho adotivo de Leonizia de Jesus, que ela possui limitações de locomoção e hipertensão. Ele informou ainda que todos os dias realiza a limpeza da casa. Ricardo afirmou também que “a idosa não toma banho sozinha, por isso quem a ajuda é o interrogado ou alguma sobrinha dela, quando eventualmente aparece”.

Ao ser questionado sobre o INSS da idosa, Ricardo Barbosa respondeu: “sou eu quem recebo, quem faz as compras e quem faz os pagamentos”, acrescentando ser uma renda de um salário mínimo por mês e que, apesar de ser pouco dinheiro, tem conseguido suprir as necessidades básicas da mãe.

Sobre o vídeo, Ricardo Barbosa disse que teve que sair para o trabalho e que sua mãe levou uma queda na área externa da casa, ficando lá até que chegasse alguém e a levantasse.

Outro lado

Procurado nessa quinta-feira (06), Ricardo Barbosa informou que nunca fez nada contra a lei e que procura seguir as coisas corretas. Ele disse ainda que vai provar que não fez nada do que consta no inquérito, e que é tudo mentira.

"Provei e vou provar que não tenho nada a ver com isso, com essas mentiras que estão falando de mim. Quantas vezes já tentaram e não conseguiram provar nada contra mim, porque eu nunca fiz isso, sou um homem direito, sou um homem que nunca fiz nada contra a lei, procuro seguir fazendo as coisas corretas", afirmou Ricardo Barbosa.

Por fim, o vigilante ameaçou processar o portal caso a reportagem fosse ao ar com a exposição do seu nome.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.