Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Rafael Fonteles entrega veículos a projetos de Inclusão da Pessoa com Deficiência

A solenidade ocorreu em alusão ao Setembro Verde, na sede do Palácio de Karnak, no centro de Teresina.

Alef Leão/GP1 1 / 12 Veículo adaptado para transporte de pessoas com mobilidade reduzida Veículo adaptado para transporte de pessoas com mobilidade reduzida
Alef Leão/GP1 2 / 12 Veículos entregues em solenidade no Palácio de Karnak Veículos entregues em solenidade no Palácio de Karnak
Alef Leão/GP1 3 / 12 Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência -  SEID Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência - SEID
Alef Leão/GP1 4 / 12 Jovens beneficiados com os veículos Jovens beneficiados com os veículos
Alef Leão/GP1 5 / 12 Entrega de veículos pela SEID Entrega de veículos pela SEID
Alef Leão/GP1 6 / 12 Rafael Fonteles entrega chave de veículos a instituição de apoio a pessoa com deficiência Rafael Fonteles entrega chave de veículos a instituição de apoio a pessoa com deficiência
Alef Leão/GP1 7 / 12 Secretário Mauro Eduardo entrega chave de veículos com Rafael Fonteles e ministro Wellington Dias Secretário Mauro Eduardo entrega chave de veículos com Rafael Fonteles e ministro Wellington Dias
Alef Leão/GP1 8 / 12 Governador Rafael Fonteles Governador Rafael Fonteles
Alef Leão/GP1 9 / 12 Ministro Wellington Dias no Piauí Ministro Wellington Dias no Piauí
Alef Leão/GP1 10 / 12 Rafael Fonteles e Wellington Dias Rafael Fonteles e Wellington Dias
Alef Leão/GP1 11 / 12 Ministro Wellington Dias Ministro Wellington Dias
Alef Leão/GP1 12 / 12 Rafael Fonteles Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles, em conjunto com o secretário Mauro Eduardo e o ministro Wellington Dias, entregou na manhã desta segunda-feira (11) sete veículos para instituições que atuam na Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência no estado do Piauí. A solenidade ocorreu em alusão ao Setembro Verde – mês de luta pela Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Ao todo, foram entregues 04 vans adaptadas (modelo Renault Master L2H2), no valor total de R$ 1.120.102,60, (um milhão, cento e vinte mil, cento e dois reais e sessenta centavos), além de 03 veículos (modelo Fiat Mobi), no valor total de R$ 209.520,00 (duzentos e nove mil e quinhentos e vinte reais), como parte dos projetos Mobilidade Sem Barreiras e Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Piauí, respectivamente.

Rafael Fonteles destacou que as políticas de inclusão social devem ser continuadas, independentemente do Governo. “São 7 veículos que estarão contribuindo para cada vez mais estabelecer a política de inclusão da pessoa com deficiência como uma política de Estado e não de um governo especifico apenas. A gente quer que isso continue ao longo dos próximos governos também”, enfatizou.

Apoio do Ministério do Desenvolvimento Social

O ministro Wellington Dias falou do apoio a projetos para pessoas com deficiência dentro do Viver sem Limite. "Me alegra bastante estar hoje aqui juntamente com governador Rafael, o secretário Mauro Eduardo e toda a equipe, os municípios, prefeitos, as entidades, conselhos. Estamos dando passos e aqui o governador prossegue estruturando o Piauí para que cada vez mais seja um dos estados mais preparado para essa área da pessoa com deficiência e da parte do ministério nós vamos seguir apoiando, nós temos dentro do novo Viver sem Limite uma organização melhor da rede de acolhimento e estamos trabalhando na perspectiva de garantir o apoio aos estados e municípios para assistência no domicílio, mas também garantir para quem é “abandonado”, declarou.

Transporte acessível

De acordo com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, a ação visa a atender às necessidades das pessoas com deficiência e seus familiares, que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social. “O objetivo é garantir que essas pessoas tenham um transporte acessível para se deslocarem até aos serviços básicos, como saúde, educação, reabilitação e lazer. Agora, com esses veículos, todos vão poder se locomover de forma segura e com acessibilidade”, afirmou.

O secretário Mauro Eduardo explicou a finalidade dos dois projetos agraciados com os veículos. “Nós temos o projeto de Mobilidade sem Barreiras que, como o nome já diz, é para eliminar as barreiras das pessoas com deficiência para que tenham acesso à educação, à saúde, ao lazer e sem o transporte essas pessoas não teriam acesso a tudo isso e temos o Fortalecimento dos Comudes para fazer com que os conselhos municipais estejam vigilantes e acompanhantes das políticas públicas para pessoas com deficiência dentro dos municípios”, explanou.

“Então, esses veículos acessíveis vão garantir que essas pessoas possam ter seus direitos básicos que estão garantidos em lei”, completou Mauro Eduardo.

Confira as instituições beneficiadas

Quatro vans

Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, de Teresina; Centro Especializado em Reabilitação (CER II), do município de São João do Piauí; Projeto Água e Cidadania e Ensino (Pace), do município de Curimatá e Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Castelo do Piauí.

Três veículos de passeio

Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Piauí, nos municípios de São João do Piauí, Picos e São Raimundo Nonato.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.