Fechar
GP1

Altos - Piauí

TCE rejeita denúncia de irregularidades em licitações na Prefeitura de Altos

A decisão se opôs às denúncias que o processo licitatório tenha favorecido a construtora Zana Eireli.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) decidiu pela regularidade total das reformas das escolas municipais de Altos, realizadas por meio de contrato entre a Construtora Naza Eireli e a Prefeitura Municipal de Altos. No dia 15 de setembro, o TCE decidiu, à unanimidade, pela improcedência total da Denúncia feita sobre as licitações para reformas de escolas municipais de Altos. Ainda, o Tribunal atesta que não houve favorecimento a nenhuma empresa nem superfaturamento.

O caso começou quando o Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 2ª Promotoria de Altos, recebeu a denúncia que apontava indícios de fraude na licitação em que a Construtora Naza Eireli sagrou-se vencedora, para realização da reforma das escolas por R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais). Segundo o Ministério Público Estadual, esse valor é 40 vezes superior ao capital social da empresa vencedora da licitação, o que comprometeria “a gestão dos recursos em caso de incapacidade técnica, má gestão dos recursos, entre outros motivos que, por ventura, venham a comprometer o bom caminhar da execução contratada”.

Foto: ReproduçãoReforma nas escolas de Altos
Reforma nas escolas de Altos

Da mesma forma, o Ministério Público de Contas (MPC), representado pelo procurador José Araújo Pinheiro Júnior, também se opôs às declarações do denunciante, que afirmou que o dono da construtora é parente do ex-prefeito de Palmeirais, que é aliado do Deputado Flávio Nogueira, também apontado como aliado do prefeito de Altos, Maxwell Pires.

Foto: ReproduçãoMaxwell Pires
Maxwell Pires

No entanto, o MPC constatou a ausência de comprovação do parentesco apontado pelo denunciante, dando razão a defesa dos representados. “Diante disso, a Unidade Teórica considerou improcedente a representação em relação às irregularidades apontadas sobre os vínculos de parentesco entre o ex-prefeito de Palmeirais com o representante legal da empresa e a vinculação política do deputado federal Flavio Nogueira entre o ex-prefeito de Palmeirais e o atual prefeito de Altos”, determinou o procurador José Araújo Pinheiro Júnior.

Em relação à incapacidade técnica, a unidade técnica não apresentou contradição sobre o item apontado pela defesa, que apontou que o edital não ficou capital mínimo para as empresas concorrentes, e que não houve violação ao art. 31 da Lei n° 8.666/93.

Confira parecer do Ministério Público de Contas abaixo

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.