Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid: pessoas com comorbidades receberão vacina anualmente em Teresina

Vacina estará disponível a partir desta quinta (29) nas Unidades Básicas de Saúde e no Teresina Shopping.

A partir desta quinta-feira (29), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina passará a administrar a dose anual da vacina contra a covid-19 para pessoas com comorbidades. Esse grupo deverá tomar o reforço do imunizante anualmente.

Segundo a FMS, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 12h e das 13h às 17h, e no Teresina Shopping, das 13h às 19h. No momento da vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina, CPF ou cartão do SUS e um documento que comprove que o paciente é portador de comorbidades, como, por exemplo, um laudo médico.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Enfermeira mostrando a vacina
Vacina contra a covid

Para receber o imunizante, é necessário ter tomado, ao menos, duas doses, com um intervalo de no mínimo seis meses da dose anterior.

Outros grupos

Além das pessoas com comorbidades, serão contemplados com o reforço os trabalhadores da saúde, idosos com idade a partir de 60, imunossuprimidos, gestantes e puérperas, indígenas, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua ou privadas de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional. Para os idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, a recomendação é um reforço a cada seis meses. Já os demais grupos devem tomar uma dose anual.

Conforme a nova orientação do Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 passa a integrar o calendário de rotina de todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, que receberão três doses. As crianças desta faixa etária que já receberam três doses do imunizante não precisam se vacinar novamente.

As pessoas com idade entre 5 e 59 anos que não estão nos grupos prioritários, não têm mais a recomendação de tomar novas doses de reforço rotineiramente, sendo considerado imunizado com as duas doses do esquema primário, de acordo com as novas regras Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Comorbidades incluídas na lista de prioridade para vacinação:


Comorbidades incluídas na lista de prioridade para vacinação
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.