Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeitura de Teresina dobrou número de escolas de tempo integral em 3 anos

“Investir na educação é o primeiro passo para termos uma sociedade desenvolvida", disse Dr. Pessoa.

Reconhecida pela excelência na educação infantil, Teresina registra nos últimos três anos a sua maior expansão da Educação em Tempo Integral, passando de 33 unidades de ensino em 2020 para 52 em 2023. A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC mantém 21 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com 2.791 alunos e 31 Escolas Municipais com 11.119 estudantes do Ensino Fundamental, totalizando 13.114 educandos.

“Investir na educação é o primeiro passo para termos uma sociedade desenvolvida com foco na cidadania e nas políticas públicas. Estamos firmes e focados para termos índices ainda melhores na educação do município”, declarou o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

Foto: Divulgação/AscomPrefeito Dr. Pessoa com alunos de escola em tempo integral
Prefeito Dr. Pessoa com alunos de escola em tempo integral

Para oferecer um ensino cada vez melhor, os professores que atuam nas unidades educacionais de tempo integral recebem constantemente formações continuadas. Elas promovem estudos e reflexões, de natureza teórico‑práticas, referentes às suas respectivas áreas de atuação, melhorando as práticas pedagógicas.

“A Educação em Tempo Integral possibilita aos alunos permanecerem por mais tempo no ambiente escolar, contribuindo para o aumento do desenvolvimento da aprendizagem, além do aprimoramento das atividades extracurriculares, que são essenciais para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e cultural dos estudantes”, garante o secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes, que acrescenta que novas unidades serão entregues para a população de Teresina, ainda, em 2024.

Para as escolas de tempo integral, a Rede Municipal instituiu uma Matriz Curricular articulando o Currículo Básico com o Núcleo Diversificado, onde são ofertadas atividades de linguagem e de matemática (Prática de leitura e produção textual; Prática e experiência matemática; Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil) e atividades de arte/cultura e jogos de tabuleiro (Iniciação musical; Dança; Desenho; Xadrez e Teatro.
Foto: Divulgação/AscomEscola de tempo integral
Escola de tempo integral

“Visando melhorar ainda mais a Educação em Tempo Integral, a Semec está desenvolvendo algumas ações, como a elaboração do Currículo das disciplinas do Núcleo Diversificado, elaboração da Política de Educação Integral, além da reforma da Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro, que será referência”, afirma Reinaldo Ximenes.

Nova Escola 15 de outubro

A Escola Municipal 15 de Outubro, localizada no espaço do Parque Ambiental Parque da Cidade, na zona Norte de Teresina, conta com 24 salas de aula e terá capacidade para atender 880 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental em Tempo Integral.

Foto: Divulgação/AscomEscola de tempo integral
Escola de tempo integral

A unidade de ensino, que entrará em funcionamento em 2024, tem laboratório de ciências, informática, linguagens, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, sala de dança, sala de judô, auditório, quadra poliesportiva, refeitório, pátio, todos os espaços sendo sustentáveis e integrados à natureza.

“Sem dúvida um dos maiores investimentos já realizados para a Educação de Teresina. Somos a melhor educação entre as capitais do País, um resultado alcançado através de uma gestão comprometida e de nossos professores, alunos e famílias”, enfatiza Ximenes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.