Fechar
GP1

Luís Correia - Piauí

Gaeco deflagra operação contra desvio de recursos na Prefeitura de Luís Correia

A operação objetiva cumprir 08 mandados de busca e apreensão, 02 mandados de prisão preventiva.

Divulgação/Ascom 1 / 7 Gaeco/MPPI deflagra Operação Volt em Luís Correia, Parnaíba e Teresina Gaeco/MPPI deflagra Operação Volt em Luís Correia, Parnaíba e Teresina
Divulgação/Ascom 2 / 7 Operação Volt Operação Volt
Divulgação/Ascom 3 / 7 Policiais na operação Volt Policiais na operação Volt
Divulgação/Ascom 4 / 7 Operação Volt foi deflagrada nesta quarta Operação Volt foi deflagrada nesta quarta
Divulgação/Ascom 5 / 7 Policiais cumprem mandados de prisão, busca e apreensão Policiais cumprem mandados de prisão, busca e apreensão
Divulgação/Ascom 6 / 7 Policial na operação Volt Policial na operação Volt
Divulgação/Ascom 7 / 7 Operação Volt deflagrada nesta quarta Operação Volt deflagrada nesta quarta

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da atuação conjunta da Promotoria de Justiça de Luís Correia e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou nesta quarta-feira (07) a “Operação Volt” que visa apurar desvios de recursos públicos destinados ao serviço de iluminação pública do Município de Luís Correia, administrado pela prefeita Maninha Fontenele.

Também atuam na operação, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e a Força Integrada de Combate a Organizações Criminosas no Piauí – FICCO, composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PC-PI), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal e a Polícia Militar (PM-PI).

A operação objetiva cumprir 08 mandados de busca e apreensão, 02 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de sequestro de bens, nas cidades de Luís Correia, Parnaíba e Teresina.

A investigação apura desvios de recursos públicos por meio das condutas criminosas de fraude à licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Entre os alvos estão agentes públicos, empresas com atuação no município e seus sócios-proprietários.

Até o momento, a investigação aponta a existência de uma estrutura criminosa composta por agentes públicos, empresários e suas respectivas empresas que tem por fim desviar recursos públicos do município de Luís Correia. A dinâmica criminosa consiste no direcionamento de licitações à determinada empresa utilizada pela organização criminosa, seguido de sua contratação com sobrepreço pelo ente municipal.

Foi constatado que após o pagamento da empresa, parte do dinheiro público era remetido, diretamente ou por meio de pessoas interpostas, a agentes públicos ocupantes de cargos na estrutura da prefeitura.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.