Fechar
GP1

Teresina - Piauí

DHPP amplia redistribuição das delegacias de investigação em homicídio

Barêtta disse que o objetivo é aprimorar o trabalho de investigação e identificação da autoria de crimes.

O diretor do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Barêtta, alterou as áreas de atuação das equipes da especializada e redistribuiu as 06 (seis) Delegacias de Investigação em Homicídio e Latrocínio, com circunscrição em toda zona urbana e rural de Teresina.

Em entrevista ao GP1, nesta sexta-feira (01/03) Barêtta afirmou que o planejamento realizado, juntamente com o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, tem por objetivo aprimorar o trabalho de investigação e identificação da autoria do crime de homicídio, que causa maior sensação de insegurança à população.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Barêtta
Barêtta

“Nós temos uma área geográfica muito grande, por exemplo, na Santa Maria da Codipi, mas os crimes se concentram em determinada área. Com isso, fizemos um planejamento, deixamos a Grande Santa Maria, inclusive, a zona rural, com o delegado Robert Lavor, que ficará responsável pela 1ª Delegacia de Investigação em Homicídio e Latrocínio, retirando o bairro Pedra Mole, que passará a ser de atribuição do delegado Divanilson Sena, que é responsável pela 4ª Delegacia de Investigação em Homicídio e Latrocínio. Assim, também, redimensionamos a cobertura da 5ª Delegacia de Investigação em Homicídio e Latrocínio, do delegado Bruno Ursulino, que cuida dos crimes da zona sudeste de Teresina. Agora essa área do 5ª Distrito Policial, que abrange o São João, ficará sob responsabilidade da equipe do delegado Bruno”, explicou.

De acordo com o delegado Barêtta, além de redistribuir as áreas de atuação, a finalidade é reduzir o número de homicídios na Capital. “Nós vimos a necessidade da operacionalidade no esclarecimento dos crimes, dando maior celeridade. Fazendo isso, nós temos condições de investigar os crimes com toda a cautela que a lei exige, para que cheguemos até o final de 2024 com índice melhor que 2023. Eu conversei com o delegado geral e com essa nova distribuição promovida pela Polícia Civil, com as delegacias seccionais, nós vamos responder porque determinado crime está acontecendo em determinada área e a equipe responsável terá que dar essa resposta”, ressaltou Barêtta.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Diretor do DHPP, delegado Barêtta
Diretor do DHPP, delegado Barêtta

Capacitação avançada em investigação criminal

O delegado Barêtta destacou que se reuniu com o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, e colocou em pauta a realização de um curso de Capacitação Avançada em Investigação Criminal de Homicídio, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Barêtta
Barêtta

“Nós precisamos evoluir e nos capacitarmos para estar aptos a desenvolver nosso trabalho. Em qualquer atividade, a evolução do conhecimento, pincipalmente, nos crimes contra a vida, é necessária, pois nenhum crime é igual ao outro, até mesmo aqueles praticados por um serial killer. Então, com a ampliação do conhecimento, podemos alinhar os meios de investigação aos meios de provas. Por isso, eu solicitei ao secretário de Segurança Chico Lucas o curso de Capacitação Avançada em Investigação Criminal de Homicídio”, finalizou Barêtta.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.