Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Pré-candidato a vereador Thiago Duarte destaca ações para Teresina

Candidato a deputado federal em 2022, Thiago Duarte recebeu cerca de 10 mil votos somente em Teresina.

O GP1 conversou, nesta segunda-feira (11), com o empresário e assessor especial da Secretaria de Governo da Prefeitura de Teresina, Thiago Duarte (Republicanos), pré-candidato a vereador da Capital.

Candidato a deputado federal em 2022, Thiago Duarte recebeu cerca de 20 mil votos, sendo 10 mil somente em Teresina. “Eu vim de uma campanha de deputado federal, foi uma campanha de última hora, onde fizemos praticamente só 100 dias de campanha, mas foi um resultado muito positivo por conta de nunca termos participado de eleição e não sermos conhecidos politicamente”, afirmou.

Foto: Lucas Dias/GP1Thiago Duarte
Thiago Duarte

“Nós resolvemos caminhar com nossas propostas e nossas bandeiras na pré-candidatura a vereador de Teresina, onde a gente vem abordando algumas situações, mas sempre trabalhando nas áreas mais vulneráveis da cidade”, completou Thiago Duarte.

Thiago Duarte falou sobre o seu trabalho na prefeitura e os projetos que tem buscado para melhorar a vida dos teresinenses, principalmente, na zona rural da cidade, que tem recebido bastante atenção do poder público municipal. “Nesses últimos tempos, a zona rural tem sido uma área bem prestigiada pela gestão do prefeito Dr. Pessoa e nós tivemos participação nisso, mesmo sem mandato a gente tem feito um trabalho como liderança dentro da cidade”, declarou.

“Na zona rural, a gente teve a oportunidade de ter nossa solicitação atendida em relação à estrada da Cacimba Velha, que é Avenida Nicanor Barreto, estrada de 4 a 6km, que era uma área que estava muito necessitada da restauração dessa estrada e ela está sendo feita novamente”, ressaltou Thiago Duarte.

Asfalto

Houve também atuação de Thiago nas demandas de asfaltos nas zonas sul e norte de Teresina. “Nós conseguimos atender algumas demandas com relação ao asfalto. Foram mais de 8km de asfalto no Saci, 2,3 km no Santa Luzia, no Velho Monge, que são bairros no entorno da zona sul. Conseguimos também viabilizar algumas demandas de asfalto na zona norte, no Mafrense, Memorare, no Mocambinho e assim a gente vai trabalhando”, pontuou.

Foto: Lucas Dias/GP1Thiago Duarte
Thiago Duarte, pré-candidato a vereador

Relação entre Prefeitura de Teresina e o Governo Federal

Outro ponto destacado por Thiago, foi a melhoria na relação da prefeitura com o Governo Federal que, segundo ele, tem trazido ótimos resultados para Teresina. “A gente também tem feito um grande trabalho em Brasília junto ao Palácio do Planalto, na presidência da República, visto que temos umas demandas importantes do Dr. Pessoa”, disse.

“Eu tenho feito essa relação hoje, temos conversado muito com o secretário-geral da presidência da República, André Ceciliano, que tem dado uma atenção especial a algumas tratativas que a gente vem fazendo para trazer melhorias para a cidade”, explanou o assessor Thiago Duarte.

Maquinário e mais recursos

Uma das solicitações atendidas pelo Governo Federal foi a aquisição de tratores e recursos para estradas. “O Ministério da Agricultura aprovou a aquisição de seis tratores e R$ 5 milhões em investimento em estrada vicinal na zona rural, assim como também tivemos a satisfação de ter algumas propostas aprovadas pelo PAC, que é um grande programa de governo que foi restabelecido pelo nosso presidente Lula”, elogiou Thiago Duarte.

“É um trabalho que venho fazendo ao longo desse tempo desde quando iniciei na política mas com contatos que já tenho há muito tempo, que foram criados através da minha relação empresarial. Quero continuar dando prioridade às melhorias da nossa capital mantendo essa relação entre Teresina e os ministérios para conquistar ainda mais espaços e oportunidades de melhoria na infraestrutura, na saúde e educação”, elencou Thiago Duarte.

Valorização dos servidores

O pré-candidato Thiago Duarte falou ainda sobre a gestão do prefeito Dr. Pessoa e a valorização que os servidores têm recebido. “O prefeito Dr. Pessoa tem feito um diferencial com relação ao atendimento das necessidades dos servidores. Em mais de 20 anos não foi feito o que o prefeito está fazendo pelos servidores. Dr. Pessoa tem dado garantias de melhorias de qualidade para os servidores com aumento salarial e criação de cargos e salários para algumas classes”, especificou.

“HUT é o gargalo da Saúde”

Thiago Duarte destacou ainda que, na área da Saúde, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) é visto como um gargalo da gestão e que a principal causa é o atendimento a pacientes de outros estados sem que seja feito o devido repasse.

Foto: Lucas Dias/GP1Thiago Duarte
Thiago Duarte

“Hoje, o nosso gargalo maior dentro da gestão da Saúde de Teresina é o HUT. A gente sabe que no passado tínhamos o Hospital Getúlio Vargas que ajudava com esse gargalo, hoje não mais. O HUT hoje é um hospital que gera mensalmente quase R$ 45 milhões de despesas para a gestão e a dificuldade que nós temos é por conta dessa pactuação que não é bem feita, administrativa e juridicamente, por conta dessas demandas interestaduais. Então, fica uma situação complicada porque é um hospital de porta aberta, que atende pacientes do Maranhão, Bahia, Ceará, Tocantins e Pará”, asseverou Thiago Duarte.

“Nós precisaríamos de pelo menos um hospital federal, que fizesse esse atendimento de urgência e emergência, e outro estadual para diminuir um pouco essa demanda”, completou o pré-candidato.

Regularização fundiária e outras ações

Thiago Duarte destacou ainda ações do prefeito em outras áreas importantes como a regularização fundiária. “É uma meta ousada do prefeito dar 60 mil títulos de posse às pessoas e a importância disso é valorizar a mulher porque o título de posse está sendo dado à mulher da família”, afirmou.

“Temos também o Hospital da Mulher que o prefeito está criando, com recursos garantidos e que a obra está a todo vapor com a previsão de entrega para este ano ainda. Tem o trabalho que está sendo feito para criar faculdade de medicina, é uma gestão que está integrada com o povo. A gente sabe que as dificuldades sempre vão existir, mas não podemos baixar a cabeça para os problemas”, concluiu Thiago Duarte.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.