Fechar
GP1

Teresina - Piauí

União Brasil pede suspensão da divulgação de pesquisa eleitoral

A ação foi ajuizada nessa segunda-feira (11) e tramita na 1ª Zona Eleitoral de Teresina.

O União Brasil ingressou com representação na Justiça Eleitoral impugnado pesquisa feita pelo Instituto Credibilidade. O partido alega que a pesquisa possui irregularidades “possuindo significativa chance de tratar-se de um caso de divulgação de pesquisa fraudulenta”.

Um dos cenários da pesquisa indaga ao eleitor se votaria no pré-candidato Sílvio Mendes, apoiado pelo senador Ciro Nogueira e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível. A representação, diz a agremiação partidária, tem o objetivo de evitar “confusão na cabeça do eleitor”, que pode ser levado a pensar que um ex-presidente da República apoia o pré-candidato Silvio Mendes “quando isso não corresponde à verdade”.

O partido frisa que a ação visa suspender a divulgação dos resultados para preservar a lisura do pleito eleitoral e da legitimidade do processo democrático, argumentando que o questionário da pesquisa possui o condão de manipular o modo de pensar daqueles que acabaram sendo entrevistados.

A pesquisa, diz a representação, tem o intuito de influenciar o eleitor ao extrair do eleitorado informações sobre os candidatos à Presidência da República da eleição de 2022 ao qual sagrou-se vencedor Luiz Inácio Lula da Silva e derrotado Jair Bolsonaro para inflar determinado candidato, e pergunta porque somente dois pré–candidatos estão associados a apoios, sendo excluídos os demais pré-candidatos, Jeová Alencar, João Vicente Claudino, Tony Keley, Dr. Pessoa e Lourdes Melo.

“Percebe-se uma mácula insanável à higidez e idoneidade da pesquisa eleitoral realizada, uma vez que pré-candidatos são propositalmente excluídos da possibilidade de terem seus nomes à disposição do eleitor com o único fito de “alavancar” ou “inflar” os dados dos avaliados em um enfrentamento com poucos nomes, ou em um embate direto com esse ou aquele pré-candidato”, diz trecho da peça inicial.

O União Brasil pede tutela de urgência para suspender a divulgação da pesquisa, sem que seja ouvido o lado contrário, sob pena de multa em valor não inferior a R$ 53.205,00.

A ação foi ajuizada ontem (11) e corre na 1ª Zona Eleitoral de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.