Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia conclui 1ª fase da Operação DRACO 100 com 13 presos em Teresina

A primeira fase foi deflagrada em bairros da zona sul e sudeste de Teresina, nesta segunda-feira (18).

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) prendeu, nesta segunda-feira (18), 13 pessoas no âmbito da Operação DRACO 100 em virtude do cumprimento de 25 mandados de prisão, busca e apreensão.

A Operação DRACO 100 foi dividida em fases e, nesta segunda-feira, aconteceu a primeira fase na Vila Ferrovária, zona sul, e nos residenciais Firmino Filho, Washington Feitosa e Monte Horebe e Vila Mandacaru, na zona sudeste.

Foto: Alef Leão/GP1Charles Pessoa
Charles Pessoa

Conforme informações do delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, foi cumprida a meta de ter 100 ações deflagradas até o mês de criação do departamento. “O DRACO está completando um ano nesse mês de março e quando nós fizemos o planejamento inicial, ainda em março de 2023, nós estabelecemos uma meta de que com um ano de criação do departamento, nós tínhamos uma previsão de deflagrar pelo menos 100 operações. Hoje, nós estamos lançando a operação DRACO 100”, pontuou.

“Diferente das outras ações, essa operação de hoje será dividida em fases. A ação de hoje foi coordenada pelo DRACO, mas contou com a participação de diversas forças, de diversas outras unidades da Polícia Civil, da Polícia Militar, Guarda Municipal, inteligência, tanto da Polícia Civil como da Secretaria de Segurança Pública, batalhão aéreo também da Polícia Militar, a própria integração com o Poder Judiciário, com o Ministério Público, então o envolvimento de muitas pessoas e de muitas instituições”, completou Charles Pessoa.

Charles Pessoa ressaltou que a operação de hoje é resultado de ação anterior, deflagra na zona sul de Teresina. “Essa fase de hoje é decorrente, ainda, da operação DRACO 84, que foi deflagrada na primeira semana de janeiro de 2024, ali na região da Vila Ferroviária”, declarou.

Foto: Alef Leão/GP1Charles Pessoa
Charles Pessoa

Prisão de faccionado

A operação de hoje resultou também na prisão de um integrante de facção, identificado como Bebete, foragido da Operação DRACO 84. “Esse indivíduo já tinha sido alvo da Operação DRACO 84, mas conseguiu fugir naquela época, nós não conseguimos efetuar a prisão desse criminoso, mas continuamos fazendo esse acompanhamento de monitoramento e investigação e na manhã de hoje ele foi preso ali na região da Vila Mandacaru, demonstrando que independentemente desses criminosos tentarem se esquivar, fugir, eles não irão conseguir fugir aqui, se esquivar dos braços do nosso departamento”, explanou o delegado.

“Esse indivíduo se envolveu nessas ações do Tribunal do Crime. Ele é vinculado a uma facção criminosa, inclusive, participou diretamente como autor e também foi vítima do próprio Tribunal do Crime, demonstrando realmente que essas facções criminosas não trazem nenhum tipo de benefício nem para os seus próprios integrantes, quanto mais para a própria sociedade”, ressaltou Charles Pessoa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.