Fechar
GP1

Gilbués - Piauí

Justiça decreta preventiva de homem preso com 60 kg de drogas em Gilbués

A ação, feita pela PRF, é considerada a maior apreensão de entorpecentes no Piauí no ano de 2024.

O juízo da Vara Única da Comarca de Gilbués converteu para preventiva a prisão de João Alves Fernandes, de 51 anos, detido em flagrante com cerca de 60 kg de drogas. A decisão, dessa segunda-feira (25), é da magistrada Rita de Cássia da Silva, que foi consonante com o parecer do Ministério Público do Piauí, representado pela promotora Gianny Vieira de Carvalho.

O indivíduo foi preso em flagrante nesse domingo (24) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), sob a posse de 57,745 kg de drogas, entre elas crack, cocaína e super maconha. Os entorpecentes foram encontrados no veículo que ele dirigia, e devido à grande quantidade, é considerada a maior apreensão de drogas feita pela PRF no Piauí em 2024.

Foto: Divulgação/ PRFPRF apreende 57 kg de drogas dentro de veículo em Gilbués
PRF apreende 57 kg de drogas dentro de veículo em Gilbués

Durante a ação de fiscalização, os policiais ainda constataram que João Fernandes possuía uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa, oportunidade em que também foi verificado que contra ele havia um boletim de ocorrência registrado em Canindé, no Ceará, por suspeita de uso de documento falso.

Conforme o parecer ministerial, a quantidade de entorpecentes encontradas sob posse do acusado é expressiva, o que indica gravidade em relação à conduta praticada. Para a promotora Gianny Carvalho, contra o indivíduo também existem processos em andamento, nos quais ele não havia sido localizado, motivo que também influenciou o pedido para decretação da prisão preventiva.

“Sua liberdade coloca em risco a instrução do processo e a aplicação da lei penal, se for o caso. Por esse motivo, foi constatada a necessidade de conversão da prisão em flagrante em preventiva, uma vez que estão presentes os requisitos legais, notadamente o disposto nos artigos 312 e 313, inciso I, do Código de Processo Penal”, concluiu a representante ministerial.

Abordagem da PRF

A equipe da Polícia Rodoviária Federal, ao abordar o suspeito na BR 135, em Gilbués, logo percebeu certo nervosismo por parte dele, e por isso iniciou uma série de questões em relação ao trajeto dele, e perceberam que o homem não sabia responder de onde vinha e qual era seu destino.

Por conta das contradições, o homem e o veículo foram encaminhados até a Delegacia de Gilbués. Ao chegar ao local, os policiais realizaram a inspeção no carro e encontraram 36 tabletes de crack, totalizando 37,330 kg; 18 tabletes de cocaína, somando 19,390 kg, e 1 tablete de maconha, com peso de 1,025 kg, escondidos no interior do veículo. Segundo a PRF, a droga está avaliada em R$ 3.865.200,00.

O condutor confessou que estava transportando os entorpecentes para Fortaleza, e foi constatado que ele usava um nome falso na CNH. Diante dos fatos, os policiais deram voz de prisão ao suspeito. Além dos tabletes de drogas, foram apreendidos o veículo e a documentação falsa utilizada por ele.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.