Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeito Dr. Pessoa lança Medalha Mérito Francisca Trindade

A honraria será concedida a defensores da justiça social e igualdade de gênero.

Em uma decisão histórica que celebra o legado de luta e resistência por direitos humanos, igualdade racial e empoderamento feminino, a Prefeitura Municipal de Teresina instituiu a Medalha Mérito Francisca Trindade. Esta condecoração será concedida anualmente a indivíduos, grupos e organizações que se destacam em ações e iniciativas em prol da justiça social e da igualdade de gênero, seguindo os passos da notável ativista Francisca Trindade.

Pela primeira vez, a Prefeitura de Teresina estabelece uma homenagem singular, dedicada a destacar e valorizar as contribuições significativas de indivíduos e instituições nas políticas públicas focadas no empoderamento das mulheres e no incentivo à sua ativa participação na esfera política.

Foto: Divulgação/AscomPrefeito Dr. Pessoa lança Medalha Mérito Francisca Trindade
Prefeito Dr. Pessoa lança Medalha Mérito Francisca Trindade

Francisca Trindade, uma mulher que dedicou sua vida à luta contra a discriminação racial e pela inclusão social, se tornou um ícone de resistência e uma inspiração para várias gerações. Nascida em Teresina, Trindade foi uma líder comunitária, ativista política e defensora incansável dos direitos das mulheres, especialmente das mulheres negras. A sua trajetória é um exemplo de dedicação à justiça social e à igualdade, que agora é reconhecida e eternizada através desta honraria.

O Prefeito de Teresina, José Pessoa Leal, expressou que a criação da Medalha Mérito Francisca Trindade é um passo fundamental para reconhecer oficialmente aqueles que trabalham incansavelmente para tornar a sociedade mais justa e equitativa. "Esta medalha não é apenas um símbolo de reconhecimento, mas também uma lembrança constante do impacto que uma pessoa pode ter na luta por um mundo melhor", afirmou o Prefeito durante o anúncio oficial.

A medalha será entregue em uma cerimônia solene no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, na Casa da Mulher Brasileira, às 19h, simbolizando a luta contínua pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, causas pelas quais Francisca Trindade tanto lutou. Cada homenageado receberá uma insígnia especialmente desenhada, representando o rosto de Trindade, acompanhada de um diploma que reconhece sua contribuição para a sociedade.

A instituição da Medalha Mérito Francisca Trindade não apenas honra uma das mais influentes ativistas do Piauí mas também serve como uma fonte de inspiração para que todos continuem a luta pela igualdade e justiça social. A escolha dos homenageados foi realizada por um conselho especial, destacando o compromisso da cidade em promover a igualdade e reconhecer aqueles que dedicam suas vidas a este propósito.

Teresina dá um exemplo de como a memória e o legado de grandes figuras da luta social podem inspirar ações concretas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.