Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Secretaria de Segurança do Piauí realiza evento em comemoração ao Dia da Mulher

A celebração foi idealizada pelo secretário Chico Lucas, com o intuito de prestigiar as mulheres.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizou na manhã desta sexta-feira, 8 de março, uma ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A celebração foi idealizada pelo secretário de Segurança, Chico Lucas, com o intuito de prestigiar o trabalho de todas as mulheres.

O evento, que teve a presença do comandante geral da PM-PI, Scheiwann Lopes, contou com um café da manhã, regado a muita música com a Banda da Polícia Militar do Piauí. De acordo com a superintendente de Cidadania e Defesa Social, coronel Elizete, a ação faz parte do reconhecimento à dedicação pelo trabalho desempenhado, diariamente, pelas mulheres da Secretaria de Segurança.

Foto: Lucas Dias/GP1Evento realizado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Evento realizado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

“Nosso secretário Chico Lucas faz questão de registrar esse momento, manifestando o carinho que ele tem e a consideração pela pauta das mulheres na sua gestão. Tanto é o compromisso do secretário Chico Lucas, que foi criada na gestão dele uma coordenação de proteção à mulher. Então hoje, para parabenizar todas as mulheres aqui representadas por aquelas que trabalham na Secretaria de Estado da Segurança Pública, com representantes das forças estaduais, dos bombeiros, da PM, da Polícia Civil, foi feito um café da manhã, com distribuição de brindes e com mensagens motivacionais para nossas mulheres que, realmente, merecem esse respeito e essa consideração”, disse.

Foto: Lucas Dias/ GP1Superintendente de Cidadania e Defesa Social, coronel Elizete
Superintendente de Cidadania e Defesa Social, coronel Elizete

A coronel Elizete destacou algumas ações realizadas pela SSP-PI para a proteção às mulheres, sobretudo, no trabalho desempenhado pela Superintendência de Cidadania e Defesa Social. “Nós criamos o protocolo 'Ei, mermã, não se cale' em parceria com a Secretaria das Mulheres, que foi inspirado no 'No Callem', aquele lá de Barcelona, esta delineia o papel de cada uma das forças e até mesmo dos civis em se deparando com uma atitude de violência contra a mulher. Para além disso, nós tivemos várias ações sociais de empoderamento feminino, palestras de motivação, a própria Patrulha Maria da Penha, que foi ampliada para todos os batalhões da Polícia Militar do Estado do Piauí”, frisou a coronel Elizete.

Foto: Lucas Dias/ GP1Celebração organizada em homenagem ao Dia da Mulher
Celebração organizada em homenagem ao Dia da Mulher

Representatividade

Na celebração, coronel Elizete falou sobre a importância da luta pelos direitos das mulheres e da importância de todas que fizeram parte da Polícia Militar. “Eu costumo dizer que nós ainda temos muito a lutar. Eu sou muito grata às mulheres que me antecederam. Quando as mulheres começaram a ingressar na PM, elas só podiam chegar até o posto de capitã. Aí se perguntava: “ah, por que não pode ser coronel não? Porque é mulher”. Então, com a Constituição de 88, nós conquistamos o direito e, hoje, homens e mulheres podem chegar ao posto de coronel. Fazemos o mesmo concurso, são as mesmas provas, nada mais justo que nós cheguemos ao posto de coronel e, eventualmente, até de comandante-geral da PM-PI”, disse a coronel Elizete, que também pontuou que nenhuma mulher chegou ao cargo de comandante-geral da PM-PI até o momento.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.