Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Após mais de 30 anos, PSDB corre risco de não eleger vereador em Teresina

Edson Melo, único vereador remanescente no partido disse certa vez que ficaria para "apagar as luzes".

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) corre o risco de não eleger nenhum vereador nas eleições municipais de 2024 em Teresina, após mais de 30 anos, devido a desidratação considerável após a janela partidária finalizada em 05 de abril. Durante a ocasião, três dos quatro vereadores eleitos pela sigla em 2020 migraram para outros partidos, com Gustavo de Carvalho e Venâncio Cardoso se filiando ao PT e Paulo Lopes ao União Brasil.

Além disso, seu principal quadro, vereador Edson Melo, que também é presidente do diretório municipal do partido em Teresina, decidiu não disputar a reeleição pela primeira vez após mais de três décadas na Câmara. Para seu lugar, o parlamentar aposta em Hélio Melo Neto, seu filho.

Foto: Lucas Dias/GP1Filho do vereador Edson Melo, Hélio Melo Neto
Filho do vereador Edson Melo, Hélio Melo Neto

Nos bastidores, entretanto, outros quadros não enxergam tanta viabilidade no nome de Hélio Melo, que registrou 0,19% na última pesquisa de intenção de votos do Instituto Credibilidade. Mas, nada impede que Edson Melo decida voltar à disputa até as convenções, que iniciam em agosto.

“Dificuldade em montar chapa”

Em conversa com o GP1, o vereador Paulo Lopes, que estava havia 25 anos no PSDB e hoje integra os quadros do União Brasil, disse que tentou permanecer na antiga casa, mas não acreditava muito na chapa proporcional que se formou por lá.

"No PSDB fizemos algumas reuniões para tentarmos formatar chapa, mas dos quatro vereadores eleitos em 2020, apenas eu e o Edson Melo, ficamos no PSDB. O Edson não será candidato e ficou só eu de mandato. Na formação, a gente percebeu que teria dificuldade de montar a chapa e muitos colegas tinham saído do partido, principalmente os suplentes. Eu desejava ficar em partido de oposição ao Palácio da Cidade e ao Palácio de Karnak e o partido que décimos nos filiar, foi o União Brasil. Entendemos que é o partido melhor para nosso projeto”, afirmou Paulo Lopes.

Foto: Lucas Dias/GP1Vereador de Teresina, Paulo Lopes
Vereador de Teresina, Paulo Lopes

Enfraquecimento pelo Brasil

O PSDB vive um enfraquecimento também em outras regiões do país, a exemplo da cidade de São Paulo, onde o partido está sem vereador, após todos os parlamentares migrarem para outras siglas na janela partidária.

O apagar das luzes

O vereador Edson Melo, único vereador remanescente no PSDB em Teresina, disse por ocasião da aliança de Luciano Nunes com Fábio Novo, em fevereiro de 2024, que seria o fim da sigla, mas que ficaria até o fim.

Foto: Lucas Dias/GP1Edson Melo
Edson Melo

“Se o Diretório Nacional passar por cima da decisão do Diretório Municipal será o fim do PSDB no Piauí [em dar aval à decisão de Luciano Nunes em apoiar Fábio Novo]. Mas ficarei até o fim para apagar a luz”, declarou Edson Melo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.