Fechar
GP1

São Raimundo Nonato - Piauí

Juíza aposentada e empresário são acusados de ameaçar servidora pública em São Raimundo Nonato

Loisima Barbosa e Uwe Felipe protagonizaram uma confusão durante reunião no dia 16 de abril.

A juíza federal aposentada e advogada Loisima Barbosa Bacelar Miranda Schiess, e o proprietário da Casa Barreirinho, Uwe Felipe Weibrecht, protagonizaram uma confusão durante uma reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra da Capivara, realizada no dia 16 de abril deste ano na cidade de São Raimundo Nonato. Na ocasião, eles foram acusados de ameaçar a chefe do parque, Marian Helen da Silva Gomes Rodrigues, que denunciou o caso às autoridades.

Em decisão proferida em 4 de novembro, o juiz Caio Cézar Carvalho de Araújo determinou o envio dos autos à Justiça Federal, considerando que o possível crime foi praticado contra uma servidora pública federal, integrante do quadro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no exercício de suas funções.

Foto: ReproduçãoJuíza aposentada Loisima Barbosa Schiess e Uwe Felipe Weibrecht
Juíza aposentada Loisima Barbosa Schiess e Uwe Felipe Weibrecht

Segundo o relato da vítima, ela participava da reunião ordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra da Capivara, que preside. No entanto, a sessão foi abruptamente interrompida por Loisima Barbosa e Uwe Felipe Weibrecht, que entraram no local exigindo respostas a pedidos anteriormente indeferidos de forma regular, com base no regimento interno do conselho.

Ela narra, em termo circunstanciado de ocorrência, no dia 16 de setembro, que a advogada e juíza federal aposentada se apresentou de forma exaltada, “assumindo postura intimidatória e causando tumulto entre os presentes”. A presidente do Conselho então se manifestou junto aos demais participantes da reunião para negar qualquer intromissão da então magistrada e de Uwe Felipe, mas ambos continuaram interferindo, “gravando a reunião com celulares e fazendo comentários sarcásticos e ameaçadores”.

Loisima Barbosa ainda chegou a interromper a apresentação de um analista ambiental. Depois de alguns minutos de tumulto, a Polícia Militar foi acionada, mas não conseguiu conter os envolvidos. O relato também descreve que Uwe Felipe se comportou de maneira agressiva com um convidado, tentando iniciar um confronto físico, mas foi contido por terceiros.

Devido à situação, a reunião foi encerrada, mas a juíza e o proprietário da Casa Barreirinho continuaram no local, insistindo em se aproximar da presidente do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra da Capivara, mas foram impedidos por outras pessoas presentes no encontro. Para a servidora, a conduta dos dois configura perturbação da ordem, assédio no ambiente de trabalho e ameaça, razão pela qual procurou a Polícia Civil do Piauí para denunciar o fato.

Outro lado

A juíza aposentada Loisima Barbosa e o empresário Uwe Felipe não foram localizados para comentar a acusação. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.