Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vereadora Tatiana Medeiros ingressa com queixa-crime contra jornalista

Na ação, a vereadora alega que teve a honra e dignidade feridas, razão pela qual pediu uma retratação.

A advogada e vereadora de Teresina, Tatiana Medeiros (PSB), ingressou com uma queixa-crime contra o jornalista Renato Montanha, pelos crimes de calúnia, difamação e injúria, após o jornalista divulgar, no dia 15 de novembro de 2024, um vídeo afirmando que a parlamentar teria sido abordada por policiais e que drogas teriam sido encontradas em seu veículo. Na ação ajuizada no sábado (08), a vereadora alega que sua honra e dignidade foram feridas, motivo pelo qual pediu uma retratação pública do jornalista.

De acordo com o processo judicial, a advogada e parlamentar foi vítima de fake news e discurso de ódio promovidos pelo ex-apresentador, o que foi amplificado pelo alcance da publicação nas redes sociais, onde o jornalista possui 102 mil seguidores. O vídeo postado no Instagram de Montanha, no qual ele acusa Tatiana Medeiros de envolvimento em um crime, obteve 16.900 visualizações e foi amplamente compartilhado em diversos grupos de mensagens.

Foto: Reprodução/InstagramTatiana Medeiros e Renato Montanha
Tatiana Medeiros e Renato Montanha

Diante do ocorrido, a parlamentar notificou o jornalista extrajudicialmente, solicitando a exclusão do vídeo e uma retratação pública, na tentativa de reparar o dano. No entanto, apenas o conteúdo foi excluído das redes sociais, sem qualquer manifestação online por parte do profissional desmentindo as acusações feitas contra a vereadora.

“O fato de o querelado ter sido notificado extrajudicialmente para a exclusão do conteúdo, e não ter se retratado na mesma proporção, demonstra desconsideração pela dignidade e desrespeito à ordem jurídica. A exclusão do vídeo não é suficiente para reparar o dano, visto que a informação falsa continua a circular entre os usuários que a visualizaram, com a mesma intensidade com que foi originalmente disseminada”, diz trecho da queixa-crime.

Segundo a representação de Tatiana Medeiros, as alegações feitas por Montanha causaram danos à sua reputação, comprometendo sua imagem pública como vereadora e até mesmo sua atuação profissional como advogada. Com base nos elementos apresentados, a vereadora pediu a instauração de queixa-crime contra Renato Montanha pelos crimes de calúnia, difamação e injúria, além da concessão de medida de urgência para que o jornalista se retrate publicamente, de maneira proporcional ao dano causado.

Outro lado

Procurado pelo GP1, o jornalista Renato Montanha não retornou às ligações e não respondeu as mensagens. O espaço continua aberto para esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->