O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), apresentou, nesta sexta-feira (11), um balanço dos 100 primeiros dias de sua gestão à frente do Executivo Municipal. Em entrevista ao GP1, o chefe do Palácio da Cidade detalhou as prioridades para a zona rural do município, com foco na recuperação de estradas e incentivo à produção agrícola.
De acordo com o prefeito, as ações já em curso visam garantir o escoamento da produção e o transporte escolar, aproveitando o período sem chuvas para recuperar cerca de mil quilômetros de vias rurais. Além disso, ele anunciou que o município já tem data definida para a coleta de alimentos e que a produção agrícola terá como principal comprador a própria Prefeitura, por meio da merenda escolar.

Segundo Sílvio Mendes, o trabalho de revitalização das estradas abrange os trajetos por onde circulam ônibus escolares e o transporte coletivo. A meta é melhorar as condições de acesso e mobilidade das comunidades rurais, muitas das quais estavam em situação de abandono. O prefeito informou que as ações estão sendo executadas com celeridade, aproveitando a estiagem, para que os trabalhos de recuperação sejam concluídos antes do retorno das chuvas.
“Estamos priorizando as estradas por onde passam os ônibus escolares, ônibus coletivos, transporte coletivo, e a gente quer alcançar rapidamente, aproveitando esse período não-chuvoso, de recuperar os aproximadamente mil quilômetros que o município conta na zona rural”, disse o prefeito.
Estímulo à agricultura
Outro ponto destacado foi o estímulo à agricultura familiar. Mendes anunciou que 19 campos agrícolas já foram implantados em parceria com a Embrapa, que fornece sementes selecionadas e assistência técnica. Cerca de 50 hortas comunitárias estão em fase de reestruturação, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A intenção é ampliar a renda das famílias produtoras, garantindo mercado para a produção por meio de compras institucionais, principalmente destinadas à alimentação escolar. A Prefeitura também está promovendo a reativação de canteiros e viveiros com fornecimento de insumos como sementes e adubos.
“Já em curso, já marcamos o dia da coleta, 19 campos agrícolas já plantados em parceria com a Embrapa, que fornece sementes selecionadas, um corpo técnico muito bom, e 19 campos agrícolas e quase 50 hortas comunitárias já começando a se reorganizar, porque tem mercado, e o maior consumidor, o maior comprador é a própria prefeitura na merenda escolar. Portanto, tudo que produzir tem mercado. Compram, aumentam a renda dessas famílias. E como elas ficaram abandonadas, a gente está recuperando os canteiros, os viveiros, vamos contar com os insumos necessários, seja adubo, seja semente. Aqui na zona urbana, a principal é aquela do Dirceu que é a maior horta, uma das maiores hortas urbanas do país. Então, isso é a SDR que está trabalhando”, ressaltou Sílvio.
Ver todos os comentários | 0 |