A federação entre o Solidariedade e o PRD no Piauí tem uma nova possibilidade de nome para assumir sua presidência estadual: o ex-senador João Vicente Claudino. Inicialmente, um dos nomes mais cotados para o cargo era o do deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade), único parlamentar estadual filiado a uma das duas siglas no estado.
O parlamentar chegou a afirmar que sua eventual indicação seria uma consequência natural da composição política, já que o PRD não possui deputado estadual no estado.

No entanto, quem realmente deve assumir o comando da federação é o ex-senador João Vicente Claudino (JVC), que se filiou ao Solidariedade no último dia 3 de abril. A entrada de JVC representou um reforço para a legenda, já que o empresário conta com um grupo político fiel, que o acompanha desde os tempos em que presidia o extinto Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Além disso, ele não descarta disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de 2026.
João Vicente deve liderar a federação no Piauí assim que ela for formalizada nacionalmente, em cerimônia prevista para o dia 25 de junho. A nova composição partidária iniciará suas atividades no estado com um deputado estadual e cinco vereadores na Câmara Municipal de Teresina.
Filiação ao PT
O deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) já afirmou que só irá definir em março de 2026, com a aproximação da janela partidária, a possibilidade de filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT).
“Eu acho que o momento agora é como eu bem disse, a orientação do governador é nós trabalharmos para buscar soluções para muitos problemas que nós temos no Piauí e dar continuidade ao que ele tem feito. Vamos discutir, em março do ano que vem, se vamos ficar no Solidariedade, se vamos para o PT”, disse o deputado.
Evaldo Gomes reconheceu que já recebeu convites formais para se filiar ao PT, tanto por parte do governador quanto do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Vinicius Nascimento (PT) e de outras lideranças petistas. “Eu já tenho o convite do governador, já tenho o convite do líder do governo aqui na casa, de outros petistas. E, no momento certo, no momento adequado, a gente vai optar pela melhor opção”, ressaltou Evaldo.
Ver todos os comentários | 0 |