O deputado federal Jadyel Alencar esteve no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) na última segunda-feira (29) para acompanhar a situação de gatos e cachorros que circulam pelas dependências da unidade de saúde. A visita contou com a participação de Fernando, do Lar do Nando, e ocorreu após denúncias de que animais estariam frequentando áreas internas do hospital, o que tem gerado preocupações quanto à segurança sanitária e ao funcionamento do local.
Segundo o parlamentar, a permanência dos animais no hospital foi agravada pelo fato de alguns servidores, sensibilizados com a situação, terem oferecido alimento dentro da unidade. “Estive no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para acompanhar de perto a situação de gatos e cachorros que circulam pelo hospital. Muitos colaboradores, sensibilizados, acabaram colocando comida, mas isso gerou riscos, com animais entrando em áreas internas e locais restritos”, afirmou Jadyel Alencar.
Além dos riscos à saúde, a presença dos animais tem causado transtornos estruturais, como sujeira e danos a equipamentos, a exemplo de lâmpadas quebradas. Diante disso, o deputado informou que uma série de medidas começou a ser articulada para resolver o problema de forma responsável. “Para resolver da melhor forma, fizemos uma visita técnica com o Nando, e a Leiliane, buscando uma solução responsável, cuidando dos animais sem comprometer a segurança do hospital”, explicou.
Ainda de acordo com Jadyel, a iniciativa conta com o apoio da direção do HUT. “Conversamos com a diretora do hospital, Aranucha de Brito, e com o diretor administrativo, Fernando, iniciando um trabalho de identificação, resgate, castração, microchipagem, medicação quando necessário e encaminhamento para adoção”, disse.
Caso foi denunciado no GP1
Reportagem publicada no dia 28 de agosto no Portal GP1 intitulada "Servidores denunciam que colegas alimentam animais de rua dentro do HUT" relatou a situação preocupante na unidade de saúde que, segundo os próprios servidores, é antiga e recorrente.
Segundo apurado, alguns servidores têm alimentado os animais dentro do HUT, o que contribui para a permanência dos bichos em áreas críticas do hospital. A situação gera transtornos e expõe todos os que circulam na unidade a riscos de saúde e insegurança.
Caroline Vitorino
Ver todos os comentários | 0 |