Um trabalhador da limpeza pública de Teresina, que não foi identificado, ficou ferido na manhã desta quarta-feira (7) durante coleta de lixo na capital piauiense. A lesão foi provocada por um caco de prato quebrado, que estava em um dos sacos de resíduos domésticos.
O episódio foi compartilhado nas redes sociais, e mostra os perigos aos quais os profissionais da categoria estão expostos para garantir que a cidade fique limpa. Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (SEEACEP), Jônatas Miranda, casos como esse são recorrentes.
“O trabalho desses colaboradores é complicado, situações como essa acontecem com muita frequência: corte por caco de vidro, mordidas de cachorro, tudo. Sempre que acontece esse tipo de coisa informamos a empresa do colaborador para tomar as medidas e dar um suporte ao trabalhador”, declarou o presidente da SEEACEP.
Para evitar esse tipo de acidente, é recomendado que os garis façam uso de equipamentos de segurança. Mas, além disso, a categoria também busca orientar a população a colaborar na prevenção de riscos, que podem ser feitos através dessas ações:
- Objetos cortantes devem ser colocados em embalagens resistentes, como caixas de papelão;
- Escrever na embalagem um aviso para alertar os coletores sobre o conteúdo descartado;
- Não descartar resíduos perfurocortantes em sacos plásticos comuns ou junto a materiais recicláveis; e
- Procurar pontos de coleta específicos para resíduos que não podem ser descartados no lixo comum (seringas e outros materiais de saúde domiciliares).
Carolina Matta
Ver todos os comentários | 0 |