Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Trabalhadores da limpeza paralisam atividades em Teresina durante protesto

A categoria cobra a aprovação no Senado do projeto de lei que regulamenta a profissão do gari.

Leandro Soares/GP1 1 / 7 Projeto de lei vai regulamentar a profissão do gari Projeto de lei vai regulamentar a profissão do gari
Leandro Soares/GP1 2 / 7 Categoria mobilizada Categoria mobilizada
Leandro Soares/GP1 3 / 7 Paralisação dos trabalhadores Paralisação dos trabalhadores
Leandro Soares/GP1 4 / 7 Profissionais da limpeza em protesto Profissionais da limpeza em protesto
Leandro Soares/GP1 5 / 7 Manifestação na Avenida Frei Serafim Manifestação na Avenida Frei Serafim
Leandro Soares/GP1 6 / 7 Categoria cobra aprovação do piso nacional Categoria cobra aprovação do piso nacional
Leandro Soares/GP1 7 / 7 Mobilização de trabalhadores Mobilização de trabalhadores

Trabalhadores que atuam na limpeza urbana e coleta de lixo em Teresina cruzaram os braços na manhã desta sexta-feira (15), em protesto pela aprovação no Senado do projeto de lei que regulamenta a profissão do gari e estabelece um piso salarial nacional. A manifestação acontece na Avenida Frei Serafim, centro da capital.

A mobilização acontece em todo o país, como explicou Jonatas Miranda, presidente do Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (Seacep), que está na coordenação do movimento nacional que busca pressionar o Senado pela votação e aprovação do PL 4146/2020.

“Hoje é uma mobilização nacional, os garis do Brasil inteiro, por conta da não aprovação, do PL 4146, que regulariza o piso salarial do garimpo. Eu estive em Brasília por pelo menos três vezes para tentar essa negociação com o Senado Federal. O projeto foi aprovado na CCJ, está no Senado para ser pautado e o presidente do Senado simplesmente não deu a resposta. Então nós reunimos todas as lideranças do Brasil inteiro e hoje todas as capitais do Brasil estão paradas. A coleta de lixo hoje está parada como forma de advertência. No Brasil são um milhão de garis que prestam o serviço”, declarou Jonatas Miranda à TV GP1.

Valor do piso

A categoria busca, com o projeto de lei, um adicional de insalubridade adequado, aposentadoria especial, e um piso salarial de R$ 3.036.00.

“Dois mil trabalhadores estão parados. Teresina é uma das capitais mais quentes do país, onde o gari mais sofre e uma das capitais que tem um dos menores salários do gari. A gente precisa de uma insalubridade no grau máximo, de uma aposentadoria especial, que é o que o projeto de lei prevê, e de um salário digno, que é de R$ 3.036. Não estamos pedindo nada longe da nossa realidade”, completou o presidente do sindicato.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.