Fechar
GP1

Piauí

Candidato denuncia irregularidade no processo de preenchimento de vagas do SISU no IFPI

A reportagem do GP1 entrou em contato com o IFPI e conversou com o pró-reitor de ensino, Paulo Henrique que prestou esclarecimentos sobre o fato.

O SISU (sistema de seleção unificado) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2009.

O portal GP1 recebeu denúncias sobre preenchimento de vagas referentes ao SISU no IFPI (instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Piauí). De acordo com o edital do IFPI, foram oferecidos diferentes números de vagas nos cursos disponibilizados pela instituição na capital e no interior do estado.

Veja o edital com as vagas ofertadas em cada curso
Imagem: ReproduçãoEdital de vagas pro SISU(Imagem:Reprodução)Edital de vagas pro SISU
O denunciante questionou o fato de cursos que disponibilizaram duas vagas serem preenchidas com três candidatos e esse aumento de vagas não ter sido notificado no site da instituição prejudicando assim, os estudantes que deixaram de fazer a inscrição nos cursos por medo da concorrência.

Veja o anexo com as vagas preenchidas em cada curso
Imagem: ReproduçãoEdital com as vagas preenchidas(Imagem:Reprodução)Edital com as vagas preenchidas no curso de geoprocessamento

Outro lado

A reportagem do GP1 entrou em contato com o IFPI e conversou com o pró-reitor de ensino, Paulo Henrique que prestou esclarecimentos sobre o fato. Paulo explicou que no decorrer do processo de seleção, alunos já matriculados na instituição fizeram o cancelamento da matrícula, devido a esses cancelamentos a instituição decidiu ofertar essas vagas aos inscritos no SISU obedecendo a ordem de classificação. “Em nenhum momento nós tivemos a intenção de prejudicar ninguém, mas sim ajudar, pois já que alunos haviam desistido de estudar na instituição, por causa do Prouni ou por qualquer outro motivo, nós achamos melhor preencher essas vagas com os inscritos no SISU”, explicou Paulo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.