Fechar
GP1

Piauí

Tribunal de Justiça do Piauí homenageia ministro Ricardo Lewandowski e desembargador João Byron

O ministro Ricardo Lewandowski recebeu então das mãos dos desembargadores Edvaldo Moura e Raimundo Eufrásio e do governador Wilson Martins o Colar do Mérito Judiciário.

O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Enrique Ricardo Lewandowski, e o Desembargador João Byron de Figueiredo Frota, do Tribunal de Justiça do Ceará foram homenageados na noite de sexta (14.10) pelo Colegiado de desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, pelo Tribunal Regional Eleitoral e pelo Governo do Estado, em cerimônia realizada no auditório do Pleno do TJ-PI.

Contando com a presença dos demais membros da Côrte, à mesa também fizeram-se presentes os homenageados da noite, o governador Wilson Martins, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Themístocles de Sampaio Pereira Filho, o prefeito Elmano Ferrer, os juízes eleitorais Manuel de Sousa Dourado e Jorge da Costa Veloso, o procurador de justiça Alípio Santana, o presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno e a deputada estadual Margareth Castro Coêlho.

O presidente do TJ-PI, Desembargador Edvaldo Pereira de Moura abriu a sessão falando da satisfação em poder trazer ao Piauí, ainda por conta dos 120 anos do TJ-PI (02 de outubro último), duas figuras de expressão como os homenageados da noite. Na sequência o Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho fez um descurso de saudação ao ministro Lewandowski, onde ressaltou sua admiração pessoal pela vêia jornalística do jurista, explicitada em vários jornais do país desde a segunda metade dos anos 1980. Paes Landim detevê-se especificamente aos artigos publicados por Lewandowski, ainda advogado, enquanto articulista do Diário do Grande ABC, à época da Assembléia Nacional Constituinte (promulgada em 1988). Atentou para o refino na escolha dos temas, muitos dos quais Levandowisk tornaria a se deparar mais adiante em sua carreira. O desembargador também chamou atenção em seu pronunciamento para a extrema atenção com que o homenageado tem tratado temas polêmicos, como os direitos das minorias étnicas e as reservas de pesquisa científica, demonstrando clara coerência, não só com Direito, mas também com os tempos atuais.

O ministro Ricardo Lewandowski recebeu então das mãos dos desembargadores Edvaldo Moura e Raimundo Eufrásio e do governador Wilson Martins o Colar do Mérito Judiciário, o Colar do Mérito Renascença e a Medalha Grau Ouro, honrarias máximas, respectivamente, do TJ-PI, do Governo do Estado do Piauí, do TRE-PI.

Escolhido para saudar o homenageado João Byron, o desembargador Sebastião Martins lembrou os laços afetivos e geográficos que ligam Teresina, no Piauí e Crateús, no Ceará, terra natal do homenageado. Lembrou da passagem do mesmo pela Universidade de Harvard, nos EUA, paradigma no ensino universitário no mundo e também uma antiga amizade que unia o homenageado aos também hoje desembargadores Edvaldo Moura e Raimundo Nonato da Costa Alencar. Em seguida o desembargador Byron recebeu o Colar do Mérito Judiciário do TJ-PI pelas mãos do presidente da casa, Edvaldo Moura.


Ocupando a tribuna, o governador Wilson Martins voltou a enfatizar a satisfação, também do Governo do Piauí, em participar de cerimônia em homenagem à duas personalidades tão ilustres quanto o ministro Lewandowski e o desembargador João Byron Figueiredo Frota. Encerrando os pronunciamentos e falando em nome dos homenageados, Enrique Ricardo Lewandowski confessou-se profundamente tocado pela pompa da homenagem, pois julgava que a mesma seria voltada aos préstimos profissionais à frente das instituições que integrou, e não tão atenta e minuciosa com os desvelos pessoais de sua carreira. O ministro agradeceu a tripla homenagem e afirmou as honrarias estreitam, definitivamente, seus laços com o Piauí.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.