Fechar
GP1

Piauí

Delegado que apura invasão do DCE da UESPI é denunciado à Corregedoria Geral da Polícia Civil

"Esse fato também será apurado, não tenha a menor dúvida", disse o Secretário de Segurança do Estado do Piauí, Raimundo Leite.

O delegado Carlos André, do 1º Distrito Polícial, que investiga a invasão da sala onde funciona o Diretório Central dos Estudantes – DCE – da Universidade Estadual do Piauí – UESPI – foi denunciado hoje (22) por volta das 13h pela diretoria do DCE. A denúncia aponta que o referido delegado realizou conduta contraditória na apuração dos fatos, caracterizada como deficiencia policial. O delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, e o Secretário de Segurança do Piauí, Raimundo Leite, falaram sobre o assunto.

Imagem: Reprodução/GP1Documento da denúncia contra o delegado Carlos André(Imagem:Reprodução/GP1)Documento da denúncia contra o delegado Carlos André

Invasão e furto na sala do DCE

O Portal GP1 publicou ontem uma matéria que conta o ocorrido sobre o arrombamento e o furto realizado pelo estagiário João Evangelista de Sousa. Na ocasião o rapaz furtou diversos objetos pertencentes ao DCE, entre eles 520 carteiras estudantis e 450 formulários dos estudantes da UESPI. Nossa equipe entrou em contato com o João Evangelista através de seu telefone celular ontem (21) por volta das 19h, momento em que ele afirmou à reporter Mírian Gomes que ele havia arrombado o local e levado os pertences do DCE como uma forma de conseguir falar com a diretoria daquela instituição universitária que possui um débito com a dona da sala onde funciona o DCE. Clique aqui e veja na íntegra a matéria.

Imagem: ReproduçãoSala do DCE revirada após arrombamento(Imagem:Reprodução)Sala do DCE revirada após arrombamento

Imagem: ReproduçãoGavetas reviradas após invasão da sala do DCE(Imagem:Reprodução)Gavetas reviradas após invasão da sala do DCE

“Advogado” nega que admitiu furto

João Evangelista de Sousa havia se identificado como advogado, porém, ele é estagiário com inscrição nº 2133-E do Conselho Seccional Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.
Mesmo tendo dito à nossa reportagem que levou os pertences da sala que ele arrombou, hoje (22), porém, João Evangelista de Sousa desmentiu a si próprio em audiência realizada hoje as 10h  no 1º Distrito Polícial de Teresina afirmando ao delegado daquele DP, Carlos André, que não estava com os pertences do Diretório Estudantil. Segundo o presidente do DCE, Herbert Sousa, o delegado sabia que João Evangelista estava com os materiais, mas hoje, porém, negou a informação. “Quando dei o meu celular ao delegado Carlos André para falar com o estagiário que estava na linha, foi o próprio delegado que fez a seguinte pergunta a João Evangelista: ‘cade as carteiras estudantis, os formularios e os objetos do DCE?’ E o delegado em seguida disse: ‘voce só vai entregar amanha de manhã as 10 horas?’. Então eu e o advogado pedimos que ele trouxesse ontem ainda na ocasião, no que o delegado disse: ‘rapaz, traga hoje porque eles estão precisando dessas carteiras e desses formulários’ “, informou Herbert Sousa.

“Encerrada a ligação o delegado se virou para mim, para o advogado do DCE e para a Vivia (funcionária do DCE) e disse: ‘ele vai entregar esse material amanhã às 10 horas da manhã’. Hoje porém o rapaz negou estar de posse dos objetos e documentos supracitados e, para a minha surpresa, o delegado disse: ‘tá vendo, ele não tem nada. Ele apenas trocou as fechaduras’, fiquei estarrecido”, contou o presidente do DCE da UESPI.

Imagem: Germana Chaves/GP1Carlos André, Delegado do 1º Distrito Policial de Teresina(Imagem:Germana Chaves/GP1)Carlos André, Delegado do 1º Distrito Policial de Teresina

Delegado Carlos André

O Portal GP1 entrou em contato com o delegado do 1º DP Carlos André, que negou que João Evangelista tenha dito que estava com os materiais. “Eu não falei pessoalmente com ele, foi o próprio diretor do DCE, o Herbert, quem telefonou para ele e me passou o telefone celular, mas em momento algum ele falou que estava com esses materiais”, disse o delegado. Ao ser indagado se ele teria afirmado que João Evangelista levaria os materiais as 10 horas da manhã seguinte (hoje, 22), o delegado Carlos André nega: “Eu não disse nada disso, e o rapaz não falou em momento algum que tinha material ou que iria devolver material algum”, finalizou.

Delegado Geral e Secretário de Segurança

Contactados pelo Portal GP1, o delegado geral da Polícia Civil James Guerra disse que não tinha conhecimento sobre o assunto. “Não estou sabendo sobre o ocorrido, mas você pode ligar para a corregedoria, lá eles te informam melhor sobre o assunto”, disse o delegado.

Imagem: Mírian Gomes/GP1Delegado James Guerra e secretário Raimundo Leite(Imagem:Mírian Gomes/GP1)Delegado James Guerra e secretário Raimundo Leite

O Secretário de Segurança Raimundo Leite falou sobre a denúncia feita pelo DCE contra o delegado Carlos André à Corregedoria da Polícia Civil: “As representações contra policiais civis que chegam ao conhecimento da corregedoria, através da Dra. Fernanda, são todas apuradas”, disse o secretário. “Esse fato também será apurado, não tenha a menor dúvida”, finalizou.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.