Com voto favorável de apenas cinco deputados foi rejeitada nesta terça-feira (20/12), durante a sessão plenária que aprovou o Orçamento do Estado para o ano de 2012, emenda apresentada pelo deputado Firmino Filho (PSDB) que previa aumento de mais R$ 23 milhões nos recursos destinados à Universidade Estadual do Piauí, para chegar ao R$ 160 milhões solicitados pela reitoria da instituição. O Orçamento da Uespi para o ano que vem acabou ficando mesmo em apenas R$ 138,7 milhões.
Firmino Filho, que já havia apresentado emenda semelhante durante a tramitação da proposta orçamentária nas comissões técnicas da casa, explicou que os R$ 23 milhões a mais para a Uespi poderiam ser retirados do excesso de arrecadação, já que o orçamento subestima em um valor que varia entre R$ 600 milhões e R$ 1 bilhão, a cada ano, o valor que vai arrecadar no ano seguinte.
“O erro de estimativa de arrecadação pelo governo chega a ser grosseiro. A previsão de receita chega a ser subestimada em até 25%. Se houvesse uma estimativa mais próxima da realidade, haveria dinheiro para ser alocado no orçamento em favor da Uespi, em favor da saúde, da educação, da segurança pública, do Ministério Público. É isso que sugerimos. Que o governo melhore a sua estimativa e distribua melhor os recursos a serem destinados a esses setores”, ponderou.
Para o tucano é inconcebível que o governo faça uma previsão de receita para o ano seguinte menor que o valor arrecadado em um ano, como tem ocorrido no Piauí nos últimos governos. Ele defende que o orçamento seja elaborado de maneira mais próxima da realidade a fim de que todos possam ser melhor contemplados com os recursos.
Para Firmino Filho investir mais recursos na Uespi é uma forma de privilegiar os adolescentes que estão tentando buscar, pelos próprios esforços, melhores condições de vida no futuro, através do estudo.
Apesar dos apelos do parlamentar e dos pedidos feitos pelos professores, a emenda que destinava mais dinheiro para a Uespi acabou sendo rejeitada por dezesseis votos a cinco. Votaram a favor da emenda, além de Firmino Filho, apenas os deputados Marden Meneses (PSDB), Luciano Nunes (PSDB) Cícero Magalhães (PT) e Evaldo Gomes (PTC).
Firmino Filho, que já havia apresentado emenda semelhante durante a tramitação da proposta orçamentária nas comissões técnicas da casa, explicou que os R$ 23 milhões a mais para a Uespi poderiam ser retirados do excesso de arrecadação, já que o orçamento subestima em um valor que varia entre R$ 600 milhões e R$ 1 bilhão, a cada ano, o valor que vai arrecadar no ano seguinte.
“O erro de estimativa de arrecadação pelo governo chega a ser grosseiro. A previsão de receita chega a ser subestimada em até 25%. Se houvesse uma estimativa mais próxima da realidade, haveria dinheiro para ser alocado no orçamento em favor da Uespi, em favor da saúde, da educação, da segurança pública, do Ministério Público. É isso que sugerimos. Que o governo melhore a sua estimativa e distribua melhor os recursos a serem destinados a esses setores”, ponderou.
Para o tucano é inconcebível que o governo faça uma previsão de receita para o ano seguinte menor que o valor arrecadado em um ano, como tem ocorrido no Piauí nos últimos governos. Ele defende que o orçamento seja elaborado de maneira mais próxima da realidade a fim de que todos possam ser melhor contemplados com os recursos.
Para Firmino Filho investir mais recursos na Uespi é uma forma de privilegiar os adolescentes que estão tentando buscar, pelos próprios esforços, melhores condições de vida no futuro, através do estudo.
Apesar dos apelos do parlamentar e dos pedidos feitos pelos professores, a emenda que destinava mais dinheiro para a Uespi acabou sendo rejeitada por dezesseis votos a cinco. Votaram a favor da emenda, além de Firmino Filho, apenas os deputados Marden Meneses (PSDB), Luciano Nunes (PSDB) Cícero Magalhães (PT) e Evaldo Gomes (PTC).
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |