Fechar
GP1

Piauí

Tudo pronto para a Paixão de Cristo no Teatro Cidade Cenográfica de Floriano

Este ano a novidade fica por conta da nova estrutura que está sendo montada no Teatro Cidade Cenográfica, o segundo maior a céu aberto do Brasil, com 40 mil metros quadrados.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarEspetáculo Paixão de Cristo(Imagem:Divulgação)Espetáculo Paixão de Cristo
O espetáculo Paixão de Cristo, encenado há 16 anos no Teatro Cidade Cenográfica de Floriano-PI, terá em seu elenco principal os atores Luciano Szafir e a Miss Brasil Débora Lyra, interpretando o governador da Judéia (Pôncio Pilatos) e Salomé. Eles subirão ao palco nos dias 22 e 23 de abril, enquanto o ator Thiago Fragoso assumirá o papel de Herodes no dia 23.

Também na montagem de 2011 os atores e atrizes locais: Francisco Roberto Júnior, que interpreta Jesus há 16 anos; Fátima Marques, que fará Maria; e os destaques do Escalet, Alisson Rocha como João Batista, Iraci Costa como Cláudia, e Nilson Ferreira, que interpretará Caifás.

Este ano a novidade fica por conta da nova estrutura que está sendo montada no Teatro Cidade Cenográfica, o segundo maior a céu aberto do Brasil, com 40 mil metros quadrados. Os palcos, que já eram grandes, vão ficar ainda maiores! Os palácios que representam a época de Cristo serão triplicados. No total são quatro cenários construídos e sete naturais.

Fé e emoção definem o espetáculo que mostra a trajetória de Jesus do batismo à ressurreição, considerada a mais consagrada e emocionante história da humanidade. Estima-se que a montagem do grupo Escalet já foi vista por mais de dois milhões de espectadores em mais de 158 apresentações no Teatro Cidade Cenográfica e praças públicas do país. É considerado o maior evento cultural do Piauí, um atrativo que movimenta o turismo local, com mais de 20 mil espectadores por ano.

16 anos de Paixão de Cristo

A apresentação da Paixão de Cristo do Piauí começou no ano de 1995 com o desejo do ator e diretor César Crispim de revitalizar os autos-religiosos através do teatro.

Para atingir esse sonho o Grupo Escalet ministrou oficinas e seminários e, a partir daí, selecionaram o elenco para a primeira montagem. O resultado foi positivo e desde então o espetáculo já percorreu mais de 63 cidades do interior do estado e foi apresentado em festivais de teatro do Paraná, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.

Em 2000, num ato de ousadia e esforço coletivo, o Escalet iniciou a construção do Teatro Cidade Cenográfica, que no ano seguinte passou a ser o palco oficial da encenação. Era tudo o que o Escalet precisava para crescer ainda mais e tornar a apresentação mais brilhante. Para ganhar prestígio e repercussão nacional, resolveram dar uma dimensão mais grandiosa à montagem, convidando artistas consagrados e famosos para atuar no espetáculo.

Quem visita Floriano nota logo o Teatro Cidade Cenográfica, um espaço de medidas grandiosas que reproduz, com uma aparência semelhante à árida Judéia, a Jerusalém do ano 33 d.C. Ali, em uma área com 40 mil metros quadrados, cercada por uma muralha. É assim que são apresentados os espetáculos da Paixão.
Imagem: DivulgaçãoEspetáculo Paixão de Cristo(Imagem:Divulgação)Espetáculo Paixão de Cristo
O Teatro Cidade Cenográfica é a sede do grupo Escalet e também possui o Cine-Teatro Escola com sala climatizada para 150 espectadores, duas salas de aula e camarins. A Biblioteca Ailda Cunha também está instalada no mesmo local e oferece mais de dois mil livros para pesquisas, salas de informática e de vídeo, acervo de textos teatrais, CDs, fitas de vídeos e DVDs.

No mesmo complexo, encontra-se ainda o Museu de Arte Folclórica do Nordeste, com um acervo raro da história da cultura local que foi incluído no Cadastro Nacional dos Museus; e a Escola Técnica de Artes Cênicas, com curso de teatro reconhecido pelo MEC que forma 35 novos profissionais da área por ano. O Telecentro de Negócio e Informação está em fase de construção no Teatro Cidade Cenográfica e servirá como Universidade Aberta e escola de informática para a comunidade, com previsão de atendimento diário de 100 usuários.

Através do apoio do Ministério da Cultura, a cidade cenográfica foi transformada num Ponto de Exibição Audiovisual, e foi implantado um Cinema Nacional com objetivo de atender 15 mil espectadores por ano. Na programação estão Festivais de Documentários, Curta Metragem e Longa Metragem Nacional.

Elenco convidado

LUCIANO SZAFIR

O ator e modelo paulista mantém contrato de exclusividade com a Rede Record, tendo protagonizado três novelas na emissora, além de manter um blog no Portal R7. Em seu portfólio tem trabalhos como as novelas Rebelde, Promessas de Amor, Amor e Intrigas, Vidas Opostas, Metamorphoses, O Clone, Um Anjo Caiu do Céu, Uga-Uga e Anjo Mau, além de ter atuado em filmes nacionais e internacionais. No espetáculo da Paixão de Cristo, Szafir será Pôncio Pilatos, o governador da Judéia que lavou as mãos, deixando Jesus ser crucificado.

THIAGO FRAGOSO

O ator iniciou carreira teatral em 1989, ainda aos nove anos, em um grupo de teatro amador na Tijuca, no Rio de Janeiro, sua cidade natal. Aos onze começou carreira profissional com o musical Os Sinos da Candelária, baseado no massacre de meninos de rua na igreja carioca. Desde então, acumulou vários trabalhos na TV, teatro e cinema. Um de seus trabalhos mais memoráveis foi o Capitão Estevão, da minissérie da Globo, “A Casa das Sete Mulheres”. No espetáculo da Paixão de Cristo, Fragoso será o rei Herodes.

DÉBORA LYRA

A Miss Brasil, Débora Lyra, nasceu em Vitória-ES, mas foi eleita pelo estado de São Paulo. Estudante de Jornalismo, ela subirá ao palco pela primeira vez. Desde que recebeu o convite para participar da encenação, a Miss está fazendo aulas de teatro para fazer bonito frente à platéia. Ela interpretará Salomé, filha de Herodíades e sobrinha do tetrarca da Galiléia, Herodes Antipas. Com um corpo escultural, cabelos sedosos, olhos de pantera, boca, braços e pernas perfeitos, usou de sua beleza e sensualidade para conseguir a cabeça de João Batista.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.