Fechar
GP1

Piauí

ADUFPI realiza hoje à tarde manifestação contra reitor da UFPI Luiz Júnior

Segundo o presidente da ADUFPI Mário Ângelo "Será uma manifestação singela, mas essencial para mostrar que as autoridades da UFPI precisam respeitar as liberdades e a legalidade".

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarReitor Luis Júnior(Imagem:Reprodução)Reitor Luis Júnior
A ADUFPI realiza hoje (29/06), às 17h, na Pracinha do CCHL/UFPI, um ato de Desagravo Público ao professor Kilpatrick Campelo do curso de letras por ter sido exonerado de forma ilegal e autoritária pela administração superior da UFPI. Mas a justiça Federal (ontem) deferiu o pedido de liminar de reintegração do professor, ajuizado pela Assessoria Jurídica da ADUFPI.

Segundo o presidente da ADUFPI Mário Ângelo “Será uma manifestação singela, mas essencial para mostrar que as autoridades da UFPI precisam respeitar as liberdades e a legalidade para que possamos viver num espaço democrático na universidade”.

O professor Kilpatrick Campelo foi exonerado no dia 24/05 pelo reitor Luís Júnior, onde ele não teve acesso nem às cópias dos autos do processo. A exoneração foi pautada na portaria de estágio probatório nº659/2010DRH-UFPI, documento este que segundo a ADUFPI ao entrar com um mandado de segurança para reintegrar o professor fundamentou-se no descumprimento do Regimento Geral da UFPI e da própria Constituição Federal pela portaria.
O presidente da ADUFPI denuncia que o ambiente na UFPI é de total insegurança jurídica, colegas enfrentam Processos administrativos disciplinares de caráter persecutório; prática sistemática de sonegação de documentos públicos, inclusive com ofensa às prerrogativas de advogado, o que ensejou uma representação produzida pela OAB– PI, por abuso de autoridade e prevaricação do reitor; A contratação abusiva de terceirizados para cargos de assistentes e auxiliares administrativos, proibida pela lei 11.091/2005; Proteção indevida de autores de condutas irregulares após tomar ciência em caráter formal.

“Mais do que solidariedade ao professor Kilpatrick Campelo, manifestaremos que nem a ADUFPI, nem os professores, técnico-administrativos e alunos, se intimidarão face ao autoritarismo a truculência e a ilegalidade reinante na atual administração da UFPI comandada pelo reitor.” enfatizou Mário Ângelo.

O mandado de segurança que determina que a UFPI reintegre imediatamente o professor Kilpatrick Campelo foi concedido pelo Magistrado Federal Marcelo Carvalho Cavalcante de Oliveira da 3ª vara/PI.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.