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Piauí

Seduc estuda estratégias de intervenções pedagógicas nas escolas

De acordo com a professora Joara Delane, com o resultado da avaliação, a Seduc fará intervenções diversas.

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino, cria uma comissão de especialistas, para elaboração do relatório avaliativo do I Seminário Estadual de Educação, cujo tema foi Educação: travessia para um mundo de descobertas, realizado no último dia 8 de julho de 2011, em Teresina.

De acordo com a professora Joara Delane, com o resultado da avaliação, a Seduc fará intervenções diversas. “Estamos estudando estratégias de intervenção pedagógica com foco no ensino e na aprendizagem, obedecendo aos eixos norteadores das políticas de educação no Estado do Piauí, planejadas para o quadriênio 2011-2014”, informa.

Segundo a professora Joara, as ações pedagógicas visam garantir o desenvolvimento de um trabalho articulado entre as dimensões políticas, sociais e educacionais. “O maior desafio da educação consiste em melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, incidindo nos índices de avaliação em larga escala, divulgados em nível nacional, conforme quadro abaixo, pelo Inep/MEC”, frisa.

“Este é um ano de aplicação da Prova Brasil e do Saeb, avaliações referenciais para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, abrangendo escolas da rede pública e privada. Neste sentido, conclamamos a toda a sociedade piauiense, para que juntos consigamos superar a média de 3,6, aqui evidenciada, melhorando o ensino no Estado do Piauí e, consequentemente, atender ao dispositivo legal do direito constitucional que garante o acesso a uma educação de qualidade, de forma justa e igualitária”, fala a superintendente Joara.

Quadro demonstrativo do Ideb dos Estados da Região Nordeste
- Pernambuco 3,3 (2007) - 3,6 (2009) - 4,0 (2011)
- Ceará: 3,2 (2007) - 3,6 (2009) - 4,0 (2011)
- Sergipe: 3,1 (2007) - 3,4 (2009) - 3,8 (2011)
- Paraíba: 3,1 (2007) - 3,4 (2009) - 3,8 (2011)
- Maranhão 2,9 (2007) - 3,3 (2009) - 2,9 (2011)
- Piauí: 2,9 (2007) - 3,2 (2009) - 3,6 (2011)
- Bahia: 2,8 (2007) - 3,1 (2009) - 3,5 (2011)
- Rio Grande do Norte, Alagoas: 2,6 (2007) - 2,9 (2009) - 3,3 (2011)

Eixos Norteadores e Prioritários da Educação:
1. Mediação Tecnológica - garantindo infraesturutra física de qualidade, Educação a Distância, a utilização das mídias de Educação, fortalecendo a política de democratização de acesso e uso das novas tecnologias e capacitando os profissionais da educação;
2. Níveis e Modalidades de Ensino - com a universalização do ensino fundamental de nove anos, priorizando a sistematização do ciclo de alfabetização até 8 anos de idade, ampliação da oferta de ensino médio nas diferentes modalidades de ensino e ampliação à oferta do ensino técnico profissional;
3. Colaboração entre União, Estado e Municípios - fortalecendo as parcerias com os municípios em busca da melhoria da qualidade do ensino e firmando convênios que viabilizem a concretização de políticas de educação voltadas à redução dos índices de retenção, evasão e distorção idade-série na Educação Básica;
4. Formação Profissional e Valorização de Docentes e Técnicos - Administrativos - fortalecendo os programas de formação inicial e continuada; implementando Centro de Referência de Formação e Avaliação de profissionais da Educação das redes públicas estadual e dos municípios;
5. Gestão Educacional - fortalecendo a gestão democrática e otimizando os mecanismos de execução e controle, avaliação e monitoramento dos programas na escola;
6. Avaliação Institucional - implantando uma sistemática de desempenho nas escolas estaduais e municipais, a fim de promover a melhoria da qualidade com aferição por meio de indicadores da eficiência da gestão e do desempenho dos alunos em avaliação interna e externa;
7. Fortalecimento Institucional da Rede Pública Estadual de Educação - expandindo a oferta da Educação Básica em Tempo Integral, através do Programa Mais Educação e ampliando o número de escolas contempladas com programas significativos para a melhoria da qualidade da educação.

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