Fechar
GP1

Piauí

Secretário inaugura panificadora e entrega certificados para detentas

As detentas participaram dos cursos de produção de salgados, panificação, culinária regional, cabeleireiro e empreendedorismo (Com Licença eu vou à luta).

 Na manhã desta quinta-feira (28), o secretário estadual da Justiça, Henrique Rebelo, inaugurou a panificadora que funcionará dentro da Penitenciária Feminina de Teresina. Na ocasião, foram entregues 70 certificados de conclusão de cinco cursos profissionalizantes realizados nos últimos meses dentro da penitenciária. As detentas participaram dos cursos de produção de salgados, panificação, culinária regional, cabeleireiro e empreendedorismo (Com Licença eu vou à luta). 

“Ao sair daqui, todas vocês poderão entrar no mercado de trabalho, nas áreas em que se especializaram e receberam seus certificados. Essa é uma oportunidade que estamos dando para que possam retornar a sociedade e trabalhar”, disse Henrique Rebelo ao se pronunciar sobre os objetivos dos cursos realizados na Penitenciária Feminina.

Além do secretário, participaram da solenidade de inauguração da panificadora, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Paulo Emílio do Rego Monteiro, a diretora de Humanização da secretaria da Justiça, Rosângela Queiroz e a diretora da penitenciária, Geracina Melo.

Segundo Geracina Melo, houve um aproveitamento de 90% dos cursos e uma participação de grande maioria das detentas. “Estamos realizando esses cursos graças ao apoio do secretário Henrrique Rebelo, que tem conseguido parcerias com outros órgãos, possibilitando assim o acesso das detentas ao mercado de trabalho, após saírem do sistema prisional”, explicou Geracina Melo.

O superintendente do Senar, Paulo Emílio garantiu que novos cursos serão realizados tanto na Penitenciária Feminina como na Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, sendo um de tratorista e outro de plantação de flores silvestres. A diretora de Humanização da Sejus, Rosângela Queiroz afirmou que o trabalho desenvolvido pela atual administração visa a ressorcialização das detentas para que não voltem a praticar delitos.

Panificadora
A panificadora da Penitenciária Feminina tem capacidade para produzir 900 pães que irá abastecer a própria penitenciária e outras unidades prisionais. Durante a inauguração, as detentas mostraram o processo de fabricação dos pães, com maquinário moderno e toda a higiene necessária.

Agradecimento
A detenta Elizângela de Sousa, 33 anos, que cumpre pena por tráfico, agradeceu a oportunidade de participar dos cursos e se disse preparada para o mercado de trabalho e até para manter uma empresa própria. “Não me sinto mal por estar aqui, pois tive a oportunidade de me profissionalizar e não voltarei mais a errar como antes”, assegurou Elizângela. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.