Fechar
GP1

Piauí

Iniciada mobilização por municipalização dos ODM no Piauí

Segundo definiu a Cúpula do Milênio, em reunião realizada em 2000, os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) devem ser cumpridos até 2015

  A Associação Piauiense de Municípios (APPM) sediou, na manhã desta quarta-feira (10), o seminário de lançamento da quarta edição do Prêmio ODM Brasil. Durante o evento, a Secretaria Geral da Presidência da República falou sobre a importância da municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e cobrou um maior empenho dos gestores municipais e da sociedade civil para que as conquistas em relação aos ODMs alcancem todos os piauienses.

Segundo definiu a Cúpula do Milênio, em reunião realizada em 2000, os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) devem ser cumpridos até 2015. De acordo com a coordenadora do Movimento Nacional Pela Cidadania, Inalda Bender, a municipalização dos ODM é fundamental para que esses objetivos sejam alcançados. "É preciso fazer os ODM chegarem aos municípios. Para isso, é necessário mobilizar a sociedade e chamar a sociedade civil, a academia e as empresas", explica.

Dorian Vaz, assessora especial da Secretaria Geral da Presidência da República, responsável pelo Prêmio ODM Brasil, destaca porque é tão importante fazer com que os ODMs cheguem com força aos municípios. "É importante municipalizar, porque as Prefeituras estão mais perto dos cidadãos e conhecem melhor os problemas de suas cidades. Agora, é juntarem as forças o Governo Federal, o Governo do Estado, as Prefeituras e a sociedade civil. Só assim será possível alcançar as metas estabelecidas".

No Piauí, assim como em outros estados brasileiros, observa-se muitas discrepâncias em relação aos ODMs, como explica Inalda Bender. "O Brasil, em um plano geral, está muito bem no que diz respeito aos ODMs. Quando os índices são desmembrados pelas regiões e municípios, no entanto, ficam evidenciadas diversas fragilidades regionais e locais frente aos principais indicadores de desenvolvimento".

Inalda Bender esclarece que todos os estados brasileiros apresentam aspectos positivos e negativos em relação aos ODMs. "O Paraná é o estado que mais tem evoluído em relação aos ODMs. Tem se comportado em relação a sete dos oito objetivos estabelecidos, mas tem encontrado dificuldades no controle da mortalidade materna, por exemplo. Isso acontece em outros estados. Ir bem em alguns pontos e mal em outros. O Piauí, como outros locais do Nordeste, também coleciona avanços e discrepâncias", assinala.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova York, em 2000, quando líderes de 191 países oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.

Na reunião, foram definidas oito iniciativas, que ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. São elas:

1 - Acabar com a fome e a miséria
2 - Educação básica de qualidade para todos
3 - Igualdade entre sexos e valorização da mulher
4 - Reduzir a mortalidade infantil
5 - Melhorar a saúde das gestantes
6 - Combater a aids, a malária e outras doenças
7 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8 - Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.