Fechar
GP1

Piauí

Filho de Oscar de Barros é detido após confusão com a Strans em frente a Faculdade Ceut

Segundo o advogado, houve excesso na ação da RONE.

Desde a noite de segunda-feira (12), a Strans começou a multar os carros estacionados em frente à Faculdade CEUT, situada no bairro São João, zona leste de Teresina. Na terça-feira (13) alguns alunos reclamaram das multas, mas ontem (14) a aplicação da pena por estacionar em local inadequado gerou um grande tumulto que culminou com a prisão do estudante Tarcísio de Barros pela RONE.

Imagem: Mírian Gomes/GP1Agentes da Strans aguardam para serem ouvidos na Central de Flagrantes(Imagem:Mírian Gomes/GP1)Agentes da Strans aguardam para serem ouvidos na Central de Flagrantes

Para agilizar a aplicação das multas a Strans levou 4 carros e 2 motos, além de uma viatura da Polícia Militar. “Os agentes começaram a multar no horário em que os estudantes estavam em sala de aula. Porém, alguns estudantes viram e foram avisando aos outros”, explicou o acadêmico de Direito e integrante do DCE, Caio Melo. Segundo ele, em poucos minutos os “azulzinhos” já estavam rodeados por muitos estudantes. O clima esquentou e a Polícia Militar resolveu chamar reforço solicitando a Ronda Ostensiva de Natureza Especial – RONE, que prontamente chegou em duas viaturas tentando acalmar os ânimos dos estudantes.

Prisão do filho de Oscar de Barros

Imagem: Mírian Gomes/GP1Filho de Oscar de Barros é liberado após prestar esclarecimentos na Central de Flagrantes(Imagem:Mírian Gomes/GP1)Filho de Oscar de Barros é liberado após prestar esclarecimentos na Central de Flagrantes

Durante a confusão o estudante Tarcísio Barros foi preso acusado por um dos agentes da Strans de desacato à autoridade. A prisão gerou ainda mais revolta e os estudantes cercaram a viatura gritando palavras de ordem e impedindo que o estudante de Direito fosse encaminhado à Central de Flagrantes.

Imagem: Mírian Gomes/GP1Estudante Tarcisio e seu advogado, Daniel, após liberação do estudante(Imagem:Mírian Gomes/GP1)Estudante Tarcisio e seu advogado, Daniel, após liberação do estudante

A viatura só conseguiu seguir após a chegada do pai do estudante, Oscar de Barros, ex-presidente da Cepro durante o Governo Wellington Dias (PT), que pediu aos estudantes que liberassem a passagem da viatura, visto que a RONE foi taxativa em não liberar o rapaz. A viatura dirigiu-se então para a Central de Flagrantes seguida pelos carros dos estudantes, que permaneceram à porta do local manifestando contra a prisão de Tarcísio.

Excesso por parte da polícia

O advogado da família de Oscar de Barros, Daniel Oliveira, registrou um Termo Circunstancial – TCO - e em seguida Tarciso foi liberado e saiu acompanhado de seu pai. Segundo o advogado, houve excesso na ação da RONE. “Houve excesso por parte da Polícia, pois em nenhum momento Tarcísio desacatou alguém, todos os estudantes são testemunhas”, disse o advogado. “Vamos tomar as providências cabíveis e solicitar investigação na corregedoria, para que o RONE e a Strans não cometam mais esses excessos”, completou Daniel.

Imagem: Mírian Gomes/GP1Oscar de Barros na saída da Central de Flagrantes(Imagem:Mírian Gomes/GP1)Oscar de Barros na saída da Central de Flagrantes

“Indústria da multa” e “Nossa função é multar”

Há muitos anos alunos das faculdades particulares de Teresina enfrentam a aplicação de multas por não haver local apropriado para estacionarem seus carros. Segundo o presidente do DCE do CEUT, Jordan Costa, acadêmico de Administração, o estacionamento da faculdade CEUT e os demais situados nas proximidades não comportam a demanda de carros. “Não é com os estudantes que a Strans tem que resolver esse problema, pois além de não haver vagas no estacionamento da faculdade e nem nos que existem ao redor, muitos estudantes não podem pagar 5 reais todas as noites para para guardar seus carros”, enfatizou Jordan.

Imagem: Mírian Gomes/GP1Supervisor da Strans, comandante Nonato(Imagem:Mírian Gomes/GP1)Supervisor da Strans, comandante Nonato

Um dos agentes da Strans, que não quis se identificar, diz que a função daquela Superintendência é multar. “Nossa função é multar quem está obstruindo as vias públicas, e estes carros estão sim obstruindo”. Jordan Costa defende que o problema deveria ser resolvido entre a faculdade e os órgãos competentes. “Isso é um problema que tem que ser resolvido entre eles, e não ser descontado nos estudantes, que já custeiam gastos relativos a seus cursos”, disse. “Todos conhecem os problemas da Strans, que é bastante conhecida como a indústria das multas, e o que ela fez hoje aqui foi um excesso sem explicação”, finalizou.

Imagem: Mírian Gomes/GP1Presidente e Vice-presidente do DCE CEUT(Imagem:Mírian Gomes/GP1)Presidente e Vice-presidente do DCE CEUT

O estudante Caio criticou a agilidade da prefeitura em aplicar multas e a lentidão em proteger o cidadão. “Muito engraçado que há anos a gente vem reclamando e pedindo às autoridades que resolvam o problema dos assaltos que ocorre ao redor do CEUT e até hoje estudantes continuam sendo assaltados. Para isso eles são lentos, mas para enfiar a mão no nosso bolso e colocar policia em cima dos estudantes aí eles são super ágeis”, desabafou o acadêmico.

O Supervisor da Strans, Comandante Nonato, explicou que a Strans irá se pronunciar hoje (15) sobre o ocorrido.

De acordo com o DCE, hoje os estudantes irão fazer manifestação no CEUT pelas condições de estacionamento.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.