Fechar
GP1

Piauí

Secretaria estadual de Justiça envia nota sobre rebelião na peniteniária de Esperantina

"A Secretaria da Justiça vai manter a metodologia disciplinar do DEPEN e embora a situação já se encontre contornada, vai transferir 53 internos para outras unidades prisionais do

No início da tarde desta terça-feira (16) presos iniciaram uma rebelião na penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina.

Sobre a rebelião, a Secretaria Estadual de Justiça enviou uma nota.

Veja abaixo nota na íntegra

No inicio da tarde desta terça-feira (16), os internos de 2 (dois) pavilhões da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina se amotinaram, oportunidade em que atearam fogo em colchões, agrediram companheiros de pavilhão, onde dois detentos foram mortos e dois feridos encaminhados para atendimento em unidade de saúde do município.

Os amotinados reivindicavam o excesso de prazo das prisões provisórias e a cerca dos novos procedimentos disciplinares implantados pela Secretaria da Justiça, nos moldes aplicados pelo Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN.

A administração prisional de imediato comunicou e solicitou ao juiz da comarca sua presença, vez que uma das pautas de reivindicação se dizia respeito ao excesso de prazo de prisões provisórias, que chega a 90% da massa carcerária do presídio. Tendo o juiz Marcus Klinger se comprometido a passar a atender diariamente na própria unidade penal a partir das 12 horas, objetivando agilizar a instrução processual.

A Secretaria da Justiça vai manter a metodologia disciplinar do DEPEN e embora a situação já se encontre contornada, vai transferir 53 internos para outras unidades prisionais do Estado.


Teresina, 16 de outubro de 2012
SECRETARIA ESTADUAL DE JUSTIÇA


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.