Fechar
GP1

Piauí

PF apura 285 inquéritos sobre corrupção e desvio de verba pública em prefeituras do Piauí

No Brasil o total de inquéritos chega a 3.167. Os dados constam de levantamento realizado pela Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor).

Segundo matéria do Estadão, o Piauí é o quarto estado brasileiro onde a Polícia Federal mais conduz inquéritos referentes a desvio de recursos e corrupção envolvendo prefeituras do Piauí. São ao todo 285 inquéritos.

No Brasil o total de inquéritos chega a 3.167. Os dados constam de levantamento realizado pela Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor) – braço da PF que aloja setores estratégicos da instituição, inclusive o serviço de análise de dados de inteligência e a divisão de repressão a crimes financeiros.Estão sob investigação 484 prefeitos e ex-prefeitos por violação ao Decreto Lei 201/67, que define os ilícitos de responsabilidade de administradores municipais.

No Brasil, o Maranhão é o estado onde a Polícia Federal mais possui inquéritos, são 644 casos. Depois vem a Bahia com 490, o Ceará com 296,  o Piauí com 285, o Pará com 196 e Pernambuco com 194.

"Certamente esses Estados, por serem mais carentes, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito baixo, acabam recebendo mais recursos da União, verba vinculada, e aí, obviamente, nessas regiões pode ocorrer mais desvios", disse o delegado Oslain Campos Santana, chefe da Dicor. Em São Paulo, são 96 os inquéritos sobre gestores que atropelaram a lei; em Alagoas, 83; e no Rio de Janeiro, 60.

Além de prefeitos e ex-prefeitos, são investigados 182 servidores municipais, 87 secretários municipais e 63 funcionários que ocupam cargos de comissão.Com informações do Estadão.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.