Fechar
GP1

Piauí

Filme teresinense "Tal pai, tal filho" tem noite de estreia no povoado onde foi gravado

O filme é resultado das aulas de uma oficina de audiovisual promovida pelo ponto de cultura Casa do Cantador.

O povoado Santa Teresa parou na noite dessa sexta-feira (7), para assistir a estreia do filme “Tal pai, tal filho”, longa-metragem produzido pelo Ponto de Cultura Casa do Cantador e que teve como cenário a comunidade, situada na zona Rural Leste de Teresina. A exibição do filme aconteceu na Escola Municipal Santa Teresa e foi prestigiada, também, pela vereadora Rosário Bezerra (PT).

O filme é resultado das aulas de uma oficina de audiovisual promovida pelo ponto de cultura Casa do Cantador. Durante o lançamento, nessa sexta-feira, Pedro Mendes Ribeiro, da coordenação do instituto, agradeceu a participação dos moradores da comunidade no projeto. “É muito satisfatório ver todos prestigiando este momento. É preciso que vocês entendam que o filme mostra um pouco da história de vocês e este conhecimento só chegará aos nossos netos se assumirmos esta realidade e nos orgulharmos dela”, disse Pedro.

Imagem: ascomPovoado (Imagem:ascom)Povoado 
Ao participar do lançamento, a vereadora Rosário Bezerra lembrou a importância deste feito. “É uma obra que exalta os folhetos de cordel, a cantoria. Manter viva e difundir estas manifestações tradicionais são aspectos primordiais para a memória do nosso povo”, disse.

A escritora Marleide Lins, integrante da equipe de produção do filme, explica que a escolha pelo povoado Santa Teresa se deu por conta da composição arquitetônica da área, considerada ideal para o roteiro pensado. “Não tínhamos recursos para montar um cenário e encontramos aqui o ponto ideal, com as casas, a igreja e outros elementos típicos da zona rural”, explica.

A partir de agora, “Tal pai, tal filho” será exibido em festivais de cinema alternativo pelo Brasil. “Atualmente, existem mais de cinco mil pontos de cultura espalhados pelo país e os festivais são o momento de interação e troca de experiências”, afirma Marleide, sobre os projetos para 2013. Além disso, neste domingo (8), a exibição do filme será a atividade de abertura da Mostra de Cinema de Lagoa do Piauí, cidade situada ao Sul de Teresina.
Imagem: ascomTal pai, tal filho(Imagem:ascom)Tal pai, tal filho
As gravações de “Tal pai, tal filho” foram feitas ainda no primeiro semestre deste ano e resultaram em 55 minutos de filme. Com direção de Nette Alencar e Herbeth Rogger, o longa tem como atores protagonistas o professor, poeta e jornalista Pedro Mendes Ribeiro e o poeta Manoel Messias Adriano Freitas. Assinam essa produção Pedro Mendes Ribeiro, Maria Auriene Vidal e Marleide Lins. O roteiro foi adaptado por Joaquim Mendes Sobrinho e Manoel Messias Adriano Freitas.

O Ponto de Cultura da Casa do Cantador do Piauí é mantido por meio de convênio entre a Associação de Violeiros e Poetas Populares do Piauí e a Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC – Governo do Estado do Piauí / Mais Cultura – Ministério da Cultura – MINC.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1



Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.