Fechar
GP1

Piauí

Secretaria de Justiça diz que solicitar vaga para grávida presa é dever do secretário Robert Rios

O Secretário de Segurança havia declarado que o delegado , o promotor ou o advogado dela é que devem fazer a solicitação junto ao juiz.

A Secretaria de Justiça do Estado do Piauí, através de sua assessoria de imprensa, informou que, para que uma pessoa detida seja encaminhada para a uma das penitenciárias ou casas de custódia do estado, é necessário que o delegado local solicite para a Secretaria de Segurança Pública o remanejamento do preso, para que em seguida o secretário de segurança, Robert Rios, encaminhe o pedido à Secretaria de Justiça.

A assessoria informou que o órgão não pode tomar nenhuma providência em relação à gestante de 4 meses que permanece presa em um local que serve como depósito da delegacia de Demerval Lobão, pois para isso é necessário que a Secretaria de Segurança solicite a vaga.

Imagem: Germana Chaves/GP1Robert Rios(Imagem:Germana Chaves/GP1)Robert Rios

Segundo a assessoria da Secretaria de Justiça, cabe à Secretaria de Segurança solicitar àquele órgão que disponibilize uma vaga. Esse pedido é encaminhado pelo secretário Robert Rios ao tenente Anselmo Portela, diretor dos presídios da Secretaria de Justiça do Piauí. A assessoria informou ainda que não é papel da Secretaria de Justiça remanejar pessoas presas.

Entenda o caso

Rosiele Muniz dos Santos, de 21 anos, foi presa na última quinta-feira (16) na cidade de Monsenhor Gil pelo crime de tráfico de drogas. Desde então, encontra-se detida na delegacia da cidade de Demerval Lobão. No local, existem duas celas, uma ocupada por um preso do sexo masculino e outra ocupada por objetos apreendidos pela polícia, ou seja, a outra cela está servindo como depósito. É na cela que serve como depósito que Rosiele passou os últimos cinco dias.

Secretário Robert Rios

O Secretário de Segurança Pública do Piauí, Robert Rios, se mostrou indignado com o ocorrido e disse que tomou as providências cabíveis. Ele confirmou ainda que informou o fato ao delegado geral da Policia Civil, James Guerra, para que tomasse providências sobre o fato. James Guerra, porém, apenas repetiu não saber como anda o caso.

Robert enfatizou também que quem decide pelo recolhimento do preso é o juiz. “Nós obedecemos a ele e isso está na Constituição”, disse o secretário. Enquanto as autoridades não se decidem sobre suas atribuições, a presa grávida permanece no depósito.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.