Fechar
GP1

Piauí

Alzenir Porto fala ao GP1 sobre flagras de viaturas da Strans cometendo infrações de trânsito

A reportagem do GP1 entrou em contato com Alzenir Porto para saber qual a posição da Strans sobre violação dos agentes ao Código de Trânsito e quais providências o órgão adotará.

Nos últimos dias, fotografias publicadas pelos internautas nas redes sociais como o twitter e Facebook de viaturas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) têm causado polêmica. As imagens mostram flagras de viaturas do órgão, que multa os motoristas que não cumprem as leis de trânsito, agindo em desacordo com o Código de Trânsito.

O assunto foi o mais comentado pelos internautas e rapidamente as imagens foram compartilhadas por centenas de pessoas. Internautas também começaram a cobrar via rede social uma posição da Superintendente da Strans Alzenir Porto sobre o assunto.

A reportagem do GP1 entrou em contato com a superintendente para saber qual a posição da Strans sobre a violação dos agentes às leis do Código de Trânsito e quais providências o órgão adotará.

Imagem: Manuela Coelho/GP1Superintendente do Strans Alzenir Porto(Imagem:Manuela Coelho/GP1)Superintendente do Strans Alzenir Porto

A superintendente disse estar satisfeita com a colocação da sociedade a frente à situação e que os agentes dos Strans deveriam dar exemplo para o cidadão comum, principalmente ao utilizar viaturas do órgão. E ainda, que a Strans é totalmente contra utilizar a viatura, que é paga com impostos públicos, de forma errada e que foi instaurado um processo administrativo para apurar as irregularidades.

“A lei não tem privilégios. Eu não posso chegar e querer que você obedeça e eu não venha obedecer. A lei é para todos. Hoje estou aqui na Strans como superintendente e se você me perguntar se tenho coragem de chegar e colocar meu carro em um lugar proibido, de maneira nenhuma e você não vai encontrar nenhuma multa minha ou de qualquer pessoa minha. Se é proibido para o cidadão comum, para nós que trabalhamos e fiscalizamos na Strans tem que ser muito mais proibido. Não temos nem o porquê para fazer isso em carros privados, imagine no carro que é o exemplo. Eu digo sempre que carros da Strans e de auto escolas são outdoors ambulantes para a sociedade. Se eu trabalho na fiscalização, não posso usar de forma errada e abusiva”, disse Alzenir ao GP1.

Com relação aos carros estacionados em lugares proibidos, a superintendente explicou que alguns agentes justificam a ação pelo fato de que eles, em alguns momentos, precisam descer da viatura para fazer a autuação e colocar nos carros as multas. Por tanto, nem sempre tem onde estacionar o veiculo. Alzenir disse que para não acontecer mais esse problema, adotou mudanças e as multas chegarão pelos correios.

“Os agentes apenas anotarão o número da placa do carro e depois entrarão em contato com o sistema que já encontra todas as informações desse veiculo. Feito isso, não precisa descer do carro, vamos mandar pelos correios. Tantos que estamos fazendo essas notificações pelos correios exatamente para que não haja mais essa parada dos carros proibida. A gente sabe que o centro de Teresina não tem como parar ou uma área que possa ficar”, explicou.
Alzenir Porto explicou ainda que a Strans adotou uma medida na qual é feita uma escala, onde fica definido qual o agente conduzirá o veiculo. Assim ficará mais fácil identificar qualquer problema e analisar as responsabilidades de quem estiver utilizando o carro.

No entanto, a superintendente da Strans explicou que esses agentes, mesmo identificados, não serão multados. Segundo ela, esses serão punidos administrativamente dentro do próprio regulamento do agente de trânsito.

“Eu acompanho pelas redes sociais e sinceramente é algo que não justifica. Utilizar a viatura em beneficio próprio é vergonhoso. Já puni alguns casos por esses motivos, mas aí vem o sindicato me chamar de mão de ferro, porque puni. Eles não pagarão multa já que esta vem no nome do Strans e se fosse fazer um regresso para eles pagarem, seria muito pouco”, disse Alzenir.

Confira fotos divulgadas nas redes sociais por internautas:

Imagem: Pedro Júnior? Viatura 26 da Strans (placas ODX-0720) ultrapassa sinal vermelho no cruzamento das Ruas Barroso com Félix Pacheco, centro de Teresina(Imagem:Pedro Júnior)Viatura 26 da Strans (placas ODX-0720) ultrapassa sinal vermelho no cruzamento das Ruas Barroso com Félix Pacheco, centro de Teresina
Imagem: Fotos: Anselmo MouraViatura 27 da Strans (placas ODX-1110) estacionada irregularmente na Rua Santa Catarina, bairro Ilhotas. Motorista foi flagrado dentro do supermercado(Imagem:Fotos: Anselmo Moura)Viatura 27 da Strans (placas ODX-1110) estacionada irregularmente na Rua Santa Catarina, bairro Ilhotas. Motorista foi flagrado dentro do supermercado, , no setor de cartões de crédito
Imagem: ReproduçãoViatura estacionada em lugar proibido(Imagem:Reprodução)Viatura estacionada em lugar proibido
Imagem: ReproduçãoViatura estacionada em lugar proibido(Imagem:Reprodução)Viatura estacionada em lugar proibido
Imagem: ReproduçãoDesta vez o carro estava estacionando em frente ao acesso de cadeirantes numa via do centro da capital.(Imagem:Reprodução)Desta vez o carro estava estacionando em frente ao acesso de cadeirantes numa via do centro da capital.
Imagem: ReproduçãoDesta vez o carro estava estacionando em frente ao acesso de cadeirantes numa via do centro da capital.(Imagem:Reprodução)Novamente o carro estacionando em frente ao acesso de cadeirantes numa via do centro da capital.
Imagem: ReproduçãoViatura estacionada em lugar proibido(Imagem:Reprodução)Viatura da Strans, de placa NIH 7427, estacionada próxima a uma placa de "proibido estacionar". O agente estava do lado de fora do veículo, falando ao celular. Na mesma foto, podemos ver ainda a proximidade com uma parada de ônibus.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.