Fechar
GP1

Piauí

Líderanças comunitárias se reúnem com comandante geral e reclamam da violência da polícia militar

As lideranças reclamam da violência da própria polícia e pedem o retorno da comandante Júlia Beatriz na parte de gerenciamento de crises.

Várias lideranças comunitárias de bairros da Zona Sul de Teresina se reuniram na manhã desta segunda-feira (7) com o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Gerardo Rebelo. As lideranças reclamam da violência da própria polícia e pedem o retorno da comandante Júlia Beatriz na parte de gerenciamento de crises.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Líderes comunitários(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Líderes comunitários

Segundo o líder comunitário Zé da Cruz, a polícia vem agindo com violência nas comunidades e em vez de trazer segurança, eles sentem que há muito mais insegurança. “Solicitamos essa reunião para tratar da segurança nas comunidades de Teresina. A gente entende que não se pode combater a violência só com a violência. Tem que haver a prevenção. Se fala muito da câmara de combate ao crack, mas o que está havendo é a câmara de combate ao povo. Os nossos jovens da periferia estão sendo espancados. Eles reprimem é o povo mais humilde”, afirmou Zé da Cruz.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Líder comunitário Zé da Cruz(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Líder comunitário Zé da Cruz

Os líderes comunitários acreditam que a segurança na Zona Sul vem sendo deixada de lado e pedem ajuda ao comandante. “Nós queremos para a Zona Sul não é um tratamento diferenciado, mas que a Zona Sul possa ter políticas públicas. É preciso ter uma polícia comunitária. O que queremos é um conjunto de coisas para que melhore a segurança, não queremos só repressão, hoje a polícia está mudada, mas precisa mudar ainda mais”, disse o líder comunitário Ascânio Sávio.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Ascânio Sávio(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Ascânio Sávio

Outra reclamação é a retirada da Coronel Júlia Beatriz do Gerenciamento de Crises da PM. Os líderes afirmam que a coronel, como uma mulher, tinha a sensibilidade necessária para intermediar os conflitos, principalmente as das ocupações, onde existem liminares de despejo. Para o advogado Enzo Samuel, da Sociedade do Coletivo em defesa da Moradia, a saída da coronel pode prejudicar as negociações que estavam em andamento.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Reunião(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Reunião

“Estamos negociando diretamente a questão das famílias que estão em áreas que antes eram improdutivas. O problema é a mudança da coronel Júlia. Ela foi preparada para estar naquela situação e já havíamos dado início as negociações com a coronel Júlia, com essa mudança a probabilidade é que comece tudo de novo. Queremos o seu retorno para chegar a um ponto comum”, disse Enzo Samuel.

Quando começou a reunião, os líderes apresentaram os problemas de segurança e as denúncias de que policiais militares estariam agindo com violência. “Essas denúncias são muito graves, se existe mesmo isso é preciso que denunciem e digam o nome dos policiais que estão fazendo isso, pois é uma coisa que não iremos permitir. Também não se pode generalizar”, disse o comandante geral Gerardo Rebelo na reunião.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Comandante Gerardo Rebelo(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Comandante Gerardo Rebelo

O comandante pediu paciência dos líderes comunitários e afirmou que fez várias trocas de comando e as mudanças irão acontecer aos poucos. Gerardo também afirmou que já tem planos de ações para desenvolver nas comunidades.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Comandante fala com os líderes(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Comandante fala com os líderes

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.